Causas Sociais e Causos

O preconceito está presente em várias situações e lugares. É baseado em qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico, sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio, intolerância.
Uma opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos, mas unicamente em um sentimento motivado por hábitos de julgamento, mesmo sem conhecimento de causa. A maioria das pessoas pensa que não é preconceituosa, infelizmente, somos, muitas vezes por repetição do que foi vivenciado em casa, por medo do desconhecido, ou por pura ignorância. A atitude de não julgamento deve ser trabalhada para evitar tais comportamentos.
Somos seres imperfeitos, humanos e falhos, difícil controlar certas atitudes, mas deixar de julgar por nossa interpretação é um bom começo. O aprendizado é diário, e o preconceito por grupos é o que sobressai, como por pessoas magras, gordas, altas, baixas; ser diferente é normal, somos seres individuais e não peças industriais, onde a forma usada é a mesma.
Mais respeito e empatia, nenhum de nós é perfeito, não devemos apontar as imperfeições alheias. Afinal, o que seria do mundo se todos fossem borboletas??

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br