Causas Sociais e Causos

Todo início de ano, vemos as tragédias causadas pelas chuvas. O período chuvoso, na região Sudeste do Brasil, concentra-se entre os meses de outubro a março, quando ocorrem mais de 80% do total anual de chuvas. Várias são as causas das enchentes, falta de investimento em obras e saneamento básico, o crescimento desordenado da população, casas construídas sem planejamento ou estudo técnico.
A população que joga lixo e entulho em locais inadequados, construções muito próximas aos rios, uma infinidade de absurdos que culminam em enchentes. Todo ano, acontece o mesmo, desmoronamentos, desabamentos, mortos, feridos e também os desabrigados.
As pessoas carentes são as mais vulneráveis, as que menos recursos possuem, e sempre perdem tudo, ou, o pouco que tinham. O sentimento de tristeza e derrota está presente em tal situação, quando a perda material é nada diante da morte de familiares.
Recentemente, uma família inteira foi soterrada, o casal e os três filhos, lamentável e recorrente, tantas famílias são perdidas desta maneira. Obras e atitudes devem ser tomadas antes do período chuvoso, mas vivemos num país que não trabalha com prevenção.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br