Causas Sociais e Causos

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo. Ela é o resultado direto do acúmulo excessivo de estresse, de tensão emocional e de trabalho e é bastante comum em profissionais que trabalham sob pressão constante, como médicos, publicitários e professores.
Toda essa pressão, ansiedade e nervosismo resultam em uma depressão profunda, que precisa de acompanhamento médico constante. A tendência é que a síndrome de burnout se torne cada vez mais comum, sendo que seu diagnóstico é realizado por meio de uma consulta médica com um psicólogo ou um psiquiatra.
Os sintomas da síndrome de burnout podem ser físicos ou psicológicos, sendo que a pessoa pode apresentar: Cansaço mental e físico excessivos; Insônia; Dificuldade de concentração; Perda de apetite; Irritabilidade e agressividade; Lapsos de memória; Baixa autoestima; Desânimo e apatia; Dores de cabeça e no corpo; Negatividade constante; Sentimentos de derrota, de fracasso e de insegurança; Isolamento social; Pressão alta; e Tristeza excessiva. (Fonte REDE D’0R SÃO LUIZ).
Não espere a depressão e a tristeza dominarem sua mente, busque ajuda o mais rápido possível. A síndrome existe e afeta o indivíduo como um todo, não tenha medo; profissionais capacitados podem ajudar.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br