Causas sociais e causos

A reutilização de materiais na construção civil trata de transformar os resíduos das obras em produtos comerciais que possam ser novamente utilizados e, com isso, criar oportunidades de reuso e reciclagem que possam ser traduzidos em sustentabilidade social e ambiental.
Ao final de qualquer obra, os resíduos de materiais não utilizados são um problema. Meu avô Annuar, mais conhecido como Alibaba, construiu uma casa entre os anos de 1950 e 1952. Ele reutilizou boa parte do material que retirou em fazendas que foram demolidas, a maioria entre Barão Geraldo e Campinas. Eram tijolos enormes, daqueles que não existem mais, tijolos grandes e pesados. Ele também reaproveitou trilhos de trem que foram usados como vigas. As telhas foram recicladas também, havia uma enorme variedade delas, ele buscava aos poucos e ia construindo ele mesmo. Era um terreno de seiscentos e cinquenta metros e, ao final, construiu quatro casas sobre ele, duas que ficavam na frente e duas nos fundos do terreno.
Ele também trabalhava com ferro velho, nome usado para reciclagem de todo tipo de material naquela época. Seu lema era que ‘Do lixo se extraía o luxo’. Era uma pessoa caprichosa e inteligente, fazia suas próprias dentaduras, moldava dentes de cavalos para compor a dentição. Um visionário; nós aprendemos a reaproveitar materiais com seus exemplos.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br