Causas Sociais e Causos

Muitos são os motivos que levam as pessoas a trabalharem após a aposentadoria. Pesquisam indicam que 1/3 dos aposentados mantém a família; a situação se agravou após a pandemia e com o alto número de desempregados.
Mais preocupante ainda são os aposentados que continuam a trabalhar porque o valor da aposentadoria não supre suas necessidades e as da família como um todo. Eu não quero morrer trabalhando como muita gente que eu conheço. Talvez seja cultural ou falta de planejamento, cada caso é um caso, mas penso ser necessário preparar os filhos para a vida adulta, e para assumir as próprias responsabilidades.
Grande também é o número de avós que assumem a criação dos netos, justo ou não, acontece. Cabe a cada um saber das suas prioridades; as minhas são uma aposentadoria tranquila, sem precisar continuar trabalhando e viver com aquilo que me preparei para esta fase.
Planejamento, disciplina, estudos, preparo para a chegada da velhice e o merecido descanso. Respeito quem tem opinião diferente, mas uma coisa é certa, a idade chega e a disposição não é mais a mesma de quando éramos jovens. Refletir e fazer uma escolha, pois, como diz o ditado, ‘seguro morreu de velho’.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br