CDHU anuncia 232 moradias em Cosmópolis

Este é o segundo edital do órgão, que é um braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação, abriu o segundo edital de credenciamento de empresas para a produção de mais 4.525 unidades habitacionais do Programa Nossa Casa, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Serão 35 empreendimentos, que vão ser edificados em 28 municípios. Cosmópolis está entre os municípios que serão beneficiados com o programa. A cidade será contemplada com 232 unidades habitacionais.
O novo credenciamento foi anunciado, na quarta-feira, 1º de junho, pelo secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, em reunião com os prefeitos das cidades contempladas, que contou também com a presença do presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino.
Os empreendimentos serão viabilizados pela modalidade Nossa Casa – CDHU, que irá construir 11 mil moradias, em parceria com a Caixa Econômica Federal, em 114 municípios paulistas. No primeiro edital, publicado em outubro do ano passado, foram credenciadas empresas para a construção de 7.278 moradias.
“Estamos muito felizes hoje, fizemos essa solenidade para abertura de um novo edital de credenciamento dentro da modalidade Nossa Casa – CDHU. O credenciamento promoverá mais de quatro mil casas para a população desses 28 municípios. Uma ação muito importante da CDHU, pelo seu presidente Reinaldo Iapequino e pela equipe técnica da Companhia, na qual nós podemos dar continuidade aos atendimentos habitacionais do Governo do Estado”, afirmou Flavio Amary.
Nesta modalidade, as unidades são edificadas em terrenos viabilizados pelos municípios. A construção das moradias é realizada com recursos da Caixa e da Secretaria da Habitação, por intermédio da Agência Casa Paulista.
Os 4.525 imóveis vão atender famílias com renda entre 1,5 a 5 salários mínimos. A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Agência Casa Paulista, concederá subsídios de até R$ 40 mil, conforme a renda das famílias. Será possível contar ainda com subsídios federais e utilizar o FGTS no financiamento habitacional. Desta forma, o valor das prestações ficará compatível com a capacidade de pagamento das famílias. A seleção dos beneficiários será feita pelas prefeituras, com apoio da CDHU.
A relação das empresas credenciadas, conforme a ordem de classificação, será encaminhada à Caixa, responsável pelas contratações. O aviso de credenciamento foi publicado na quinta-feira, 2 de junho, e o edital completo está disponível no site da CDHU (www.cdhu.sp.gov.br) desde o dia 7.
Programa Nossa Casa – O Nossa Casa foi instituído pelo Decreto estadual nº 64.419 e estima investimento de R$ 1 bilhão na construção 60 mil unidades até 2022. O programa promove parcerias entre o Estado, as prefeituras e a iniciativa privada para fomentar a produção de unidades habitacionais para famílias de baixa renda.

Entramos em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cosmópolis para esclarecer local, tempo de obra, entre outros:
“Onde é a área já comprada e que serão construídas as residências?
Quais os critérios de sorteio das casas?
Quando iniciam-se as obras?
Qual o prazo de entrega das casas prontas?
Quem já tem inscrição de outras casas, continua valendo?”
Recebemos algumas informações da Assessoria, que se posicionou da seguinte forma:
“A área já está comprada e disponível para a CDHU.
A previsão de início e prazos de entrega das casas serão definidos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, da Secretaria Estadual de Habitação.
A base de dados da Prefeitura será fornecida para a CDHU para utilização segundo critérios da Secretaria Estadual de Habitação fazer os sorteios. Será aberto um período para atualização da base de dados de Cosmópolis”.
Insistimos em questionar a localização exata das construções, contudo, a assessoria da Prefeitura se limitou em responder “As informações que temos, por hora, são essas”. A equipe da Gazeta de Cosmópolis gostaria de ter fotografado o local para nossos leitores, porém, o mesmo não nos foi indicado.
Fonte: Superintendência de Comunicação da CDHU –
Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo