Celular é a causa de discussões de casais em 30% das vezes, segundo especialista

No mundo digital moderno, muitas pessoas dependem dos dispositivos eletrônicos para ficarem conectadas com amigos e familiares, e isso também acontece nos relacionamentos amorosos, mas, segundo estudos, a bagunça, falta de diálogo e o uso excessivo de celulares correspondem às maiores queixas entre os casais porque mesmo que os celulares ajudem a aproximá-los, também podem separá-los e até colocar os relacionamentos em perigo. “O uso de celulares e redes sociais corresponde, hoje, a cerca de 30% das causas de separação”, segundo a psicóloga Patricia Poletti.
A psicóloga conta que, pelo resultado de várias pesquisas, sendo elas feitas fora do país, a maioria dos casais sofre pelo uso excessivo de celular. “Hoje, quase nenhuma pessoa consegue ‘viver’ sem o uso do celular e isso pode resultar em várias consequências ruins e, principalmente, pode prejudicar algum relacionamento. Com essa evolução da tecnologia dos celulares, que garantem a conexão instantânea entre o usuário e uma rede imensa de pessoas, surgem também os desafios e problemáticas. Em algumas pesquisas norte-americanas sobre de que forma o celular afeta o relacionamento, 70% dos entrevistados admitiram que o celular afetou de alguma forma negativa a sua habilidade de interagir com seu companheiro.
A pesquisa, que entrevistou cerca de 175 casais em diferentes regiões dos Estados Unidos, usou nove diferentes situações para medir o quanto esta prática pode ferir um relacionamento, como ‘meu parceiro(a) sempre deixa o celular visível quando estamos juntos’ ou ‘meu parceiro(a) usa bastante o celular quando saímos juntos’.
Além disso, eles responderam a um questionário onde mediram o grau de conflito gerado pelo uso de celulares na relação. Segundo a pesquisa, os celulares estão perto de fatores tradicionais de estresse em um casal, como dinheiro e relações íntimas”, explica a psicóloga.

Patricia C. Poletti
Psicóloga
CRP: 06-85002
Tel: (19) 99127-0383

O uso excessivo da tecnologia aumenta o risco de brigas conjugais e depressão, afirma a psicóloga. “Esse pequeno aparelho, capaz de te conectar com o mundo, pode acabar com a qualidade de uma relação, capaz de até trazer sintomas depressivos para o(a) parceiro(a). O comportamento de estar sempre conectado, mesmo quando estamos com nossos parceiros, enfraquece a relação, pois, diminui o tempo gasto com ele. Se estamos preocupados em olhar celular, conectados o tempo todo nas redes sociais, é óbvio que não estamos conectados com a pessoa ao nosso lado. E isto tem um impacto negativo na relação, pois, o outro sente-se desvalorizado e sem importância. Isto pode levar à diminuição da auto-estima do parceiro e até à depressão.
Por isso, a importância do casal é estabelecer limites para o uso de celulares e ter o diálogo sempre aberto para esclarecer o que está incomodando ambos. Estar com o(a) parceiro(a) é estar inteiramente com ele(a), e não os dois juntos lado a lado e cada um no seu mundo digital”, comenta.
Para Patricia, a conversa entre o casal é essencial para a saúde do relacionamento. A simples presença de um celular inibe a intimidade e a confiança, reduzindo o nível de empatia e compreensão. “É preciso dar valor ao que realmente importa”, conclui Patricia.