Celulite: conheça suas causas e tratamentos para evitar o aparecimento

A Hidrolipodistrofia Ginóide, também mais conhecida como celulite, é um conjunto de alterações do tecido cutâneo provocadas pelo acúmulo de células de gordura no tecido. A pele fica endurecida, surgindo desníveis e nódulos, criando-se o efeito ‘casca de laranja’, o qual é provocado por alterações na circulação.
A celulite afeta cerca de 95% das mulheres, embora esse número seja bem maior se comparado aos homens.
As primeiras aparições de celulite podem decorrer na puberdade por conta de um hormônio chamado estrógeno, que se situa nas regiões das coxas, quadris e seios. “Esse hormônio também faz com que as células adiposas (gordura) inchem e comecem a ter líquido também em seu interior e, consequentemente, mudanças no PH”, explica a nutricionista e esteticista, Camila Baccarin.
A aparição da celulite no corpo não tem como causa apenas a puberdade, outros fatores como genética, retenção de líquidos, gravidez, anticoncepcionais e maus hábitos alimentares podem ser uma das principais causas. “O peso está relacionado à aparição da celulite, principalmente, com a má alimentação, como alimentos gordurosos, fast-food, refrigerantes, alimentos que contêm cafeína, farinha branca e açúcar refinado”.
Outro ponto que muitas mulheres acreditam que pode causar celulite são as roupas, porém, Camila explica que não causam, mas, podem comprimir os vasos sanguíneos, principalmente, na região da coxa, prejudicando a circulação. “Com o aumento dos adipócitos, existe uma dificuldade para fazer a drenagem linfática natural e piora da circulação e, para esses danos, o corpo envolve grupo de célula

Camila Baccarin
Nutricionista e Esteticista
CNR3: 33824
Fone: 9 83094921

s adiposas na tentativa de melhorar a circulação, abrindo passagem para o sangue, e é nessa fase que vemos as celulites”, esclarece.
A falta de exercício é outro fator que contribui para o agravamento, tendo uma piora nas mulheres com sobrepeso e obesidade.
Infelizmente, a nutricionista e esteticista explica que a celulite não tem cura e nem tratamentos definitivos, mas, para uma melhora, é possível um conjunto de medidas que podem ser adotadas. “Eu recomendo uma mudança de hábitos para amenizar a aparição, como praticar exercícios regularmente, fazer drenagem linfática e manter bons hábitos alimentares, incluindo alimentos fontes de antioxidantes com um conjunto de vitaminas E, vitaminas C, zinco e ômega 3”.
Porém, existe outro tipo de celulite que pode atingir a vida das mulheres, a celulite infecciosa – uma infecção bacteriana do tecido que pode ser causada por microrganismos que penetram na pele através de feridas ou cortes.
Os sintomas dessa celulite são vermelhidão, febre, dor intensa e inchaço na região afetada.
Esse tipo de celulite pode causar várias complicações, como septicemia, que é a infecção geral do organismo, e deve ser tratado o quanto antes, pois, também pode afetar a corrente sanguínea.
O diagnóstico é clínico e a maioria dos tratamentos é feita por medicamentos. Para prevenção da celulite infecciosa, são recomendados hábitos saudáveis para não ter baixa imunidade, além de cuidados com a pele.