Na manhã de sexta-feira (12), o cenário das dependências do Ginásio de Esportes do município é muito diferente em relação aos dias anteriores. Desde a noite de terça-feira (09), muita movimentação e aglomeração de pessoas na espera pelo atendimento para cadastro e inscrição no Programa Habitacional ‘Minha Casa Minha Vida’ vinha chamando a atenção. Contudo, no segundo dia de expediente para os respectivos atendimentos, poucas pessoas estão pelo local.
A organização
Após muito transtorno com a espera no ‘Bolsa Família’, localizado no cruzamento da Rua 09 de Julho com Rua dos Expedicionários, o atendimento foi unificado no Ginásio de Esportes, porém, com duas filas, uma para os que possuíam a senha de atendimento no Bolsa Família e que já haviam feito o Cadastro Único, e outra para as pessoas que precisavam realizar ambos procedimentos.
Equipe de Atendimento
O número de pessoas atendendo no Ginásio de Esportes agilizou a espera das pessoas que aguardavam pelo local. De acordo com um dos representantes da CDHU, durante todo o período de quinta-feira (11), aproximadamente, 14 pessoas da Secretaria de Estado de Habitação, por meio da Agência Casa Paulista (CDHU), auxiliaram a equipe de atendimento da Prefeitura Municipal de Cosmópolis. Porém, nesta sexta-feira, o número é menor, são 10 pessoas da Secretaria de Estado auxiliando e supervisionando todo o trabalho que está sendo realizado, até às 16h00, no espaço público.
A situação nesta sexta-feira
As pessoas que chegam para a concretização do Cadastro Único e agendamento para Inscrição no Programa Habitacional são instantaneamente atendidas.
O local
O reflexo da grande quantidade de pessoas que esteve no local nas últimas horas é a quantidade de lixo espalhada. Embalagens de alimentos, sacolas, papelão e até colchões estão espalhados pelo local, evidenciando todo o transtorno sofrido nos últimos dias. De acordo com representantes da Prefeitura, a empresa terceirizada MB Engenharia, responsável pela coleta de lixo na cidade de Cosmópolis, já foi acionada para a remoção de todo o vestígio na tarde de hoje.
Satisfação
Na tarde de quinta-feira (11), a secretária de Promoção Social, Thaís Vieira, explicou a situação sofrida pelos moradores e pela equipe que trabalhou diretamente nos atendimentos desde o início da semana. “Desde o início, foi comunicado para as pessoas que ninguém ficaria sem o cadastro. Quem não tinha o cadastro poderia ir normalmente nesses dois dias no Ginásio de Esportes do município, onde, além da triagem, seria realizada a inscrição para o Programa ‘Minha Casa Minha Vida’ normalmente”. Thaís ainda esclarece: “Não era necessário todo o sofrimento de muitos. Hoje mesmo, quando começaram os atendimentos, por volta das 09 horas da manhã, foi tudo muito rápido e, por volta das duas e meia da tarde, praticamente, já não havia mais atendimento a ser feito”.
Número de Pessoas
Ainda segundo Thaís, o número de atendimentos chegou a aproximadamente 3 mil pessoas somente na quinta-feira (11), contudo, os números para a data de inscrição possuem uma previsão bem menor.
Atendimento
Os atendimentos, tanto para o Cadastro Único que inicialmente foi realizado no Bolsa Família, quanto para inscrição no Programa Habitacional ‘Minha Casa Minha Vida’, continuam sendo realizados unificadamente no Ginásio de Esportes do município até às 16h00 de hoje, sexta-feira (12).
O próximo passo
Nesta primeira etapa, o único documento necessário foi o RG para realizar o agendamento para as inscrições. De acordo com a Secretaria de Promoção Social do município, agora, será realizada a triagem e Cadastro para o Programa Habitacional e oficial inscrição para o ‘Minha Casa Minha Vida’ nos dias 15, 16, 17, 18, 19 e 20 de agosto, próxima semana, também no Ginásio de Esportes e no mesmo horário de atendimento.