Ceratocone: o que é e como tratar esta patologia da visão

Ceratocone é uma patologia rara da visão, que afeta menos de 1% da população mundial. Esta patologia inicia-se, geralmente, na adolescência e evolui, geralmente, até os 30 anos de idade, quando ocorre uma estabilização natural. Conheça mais sobre os tratamentos.
“O Ceratocone ocorre por perda da rigidez da estrutura corneana, o que leva a afinamento e protusão da região central ou para-central.
A doença, geralmente, acomete ambos os olhos e tem caráter progressivo, porém, é comum haver assimetria entre os olhos (um dos olhos ser mais acometido).

Características do ceratocone
O ceratocone se caracteriza pelas mudanças na estrutura da córnea, alterando sua elasticidade e resistência, tornando-a mais fina e modificando sua curvatura.
Com isso, a córnea deixa de ter o aspecto circular normal e passa a desenvolver um formato cônico, com uma saliência.
Esta alteração provoca uma redução da visão, tendo em vista que afeta diretamente o formato e a espessura da córnea, fazendo com que o paciente visualize imagens distorcidas.
É uma doença que tem predileção por pessoas com alergias e que coçam muito os olhos. Tem gravidade variável, que vai desde o uso de óculos até em casos extremos a realização de transplante de córnea.

Tratamento para
ceratocone
Até meados dos anos 1990, a única opção para o tratamento do ceratocone era o transplante de córnea.
Porém, com os avanços da tecnologia, hoje é possível dispor de cirurgias alternativas especialmente desenvolvidas para atender as necessidades de cada paciente, de acordo com a fase ou o grau de ceratocone.
Seja qual for a fase da patologia, o tratamento cirúrgico é o mais indicado para estabilizar e conter a progressão da doença, melhorando a visão do paciente.

Veja quais são os tipos de cirurgia de ceratocone conforme o seu estágio:

1 – Cirurgia de ceratoconeCrossLinking
O Crosslinking é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que proporciona o aumento do número de ligações covalentes no estroma da córnea. É indicada para pacientes com ceratocone em fase inicial.
Trata-se da combinação de riboflavina (vitamina B2) com radiação ultravioleta, formando uma molécula foto-sensibilizadora que promove a estabilização da córnea.
Como benefícios imediatos, evita a progressão do ceratocone e pode ser combinado com outros tipos de procedimentos para melhorar a visão do paciente.

2- Protocolo de Atenas no tratamento do ceratocone
Esta cirurgia trata-se da combinação da extração da superfície avançada através do Laser Excimer com o crosslinking. É indicado para Ceratocones de média gravidade.
A aplicação terapêutica do LASER Excimer nos casos de ceratocone não produz a correção total do erro refrativo, porém, reduz a irregularidade da córnea.
Este procedimento proporciona uma sensível melhora na qualidade da visão, ainda mais sendo combinada com o efeito de estabilização do crosslinking.
Como benefícios diretos, esta técnica produz estabilização da córnea, evita a progressão do ceratocone, melhora a

Dr. Flavio Sartori Jr.
Oftalmologista | CRM 67764
MEDCLIN – R. Expedicionários, 1028
Jardim Bela Vista
Telefone: (19) 3812-9210
WhatsApp: (19) 99665-5115

visão com lentes de contato e/ou óculos e também pode ser combinada com outros procedimentos.

3 – Cirurgia de ceratocone com anel intra-estromal
Trata-se de um procedimento indicado para pacientes que possuem perda de visão com óculos e, também, intolerância a lentes de contato. É uma cirurgia mais segura, eficaz e menos invasiva do que o transplante de córnea.
A técnica pode ser realizada de forma manual ou assistida por laser Femtosegundo. Neste último, a disseção do túnel para implante do anel intra-estromal aponta resultados melhores em relação a melhora da visão, como evita complicações pós-operatórias.
Esta técnica é indicada para ceratocones mais avançados. Dentre os benefícios da cirurgia de ceratocone com anel-intraestromal estão:

1. Melhoria da visão com óculos e/ou lentes de contato;
2. Melhoria na qualidade da visão com diminuição de halos, glare e starbursts;
3. Também pode ser combinado com outros procedimentos para melhorar a visão.

Como saber se tenho
ceratocone?
A única maneira de diagnosticar o ceratocone corretamente é através da consulta com o oftalmologista.
Se você ou alguém de sua família percebe algum dos sintomas de ceratocone descritos neste artigo, não espere a evolução da patologia para buscar um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento mais adequado.
Sempre procure seu oftalmologista e busque orientações quanto a sua visão e procedimentos de limpeza e higiene. Nunca coce os olhos e tenha em mente que, se você for alérgico, o afastamento de alérgenos sempre será importante em sua vida”.
Por Dr. Flavio Sartori Jr.