De acordo com moradores próximos, o mau cheiro tem sido cada vez mais frequente e há, supostamente, o descarte de esgoto não tratado pelo local
Na tarde desta quarta-feira, 26, profissionais da Companhia Estadual do Estado de São Paulo – CETESB – estiveram em uma visita técnica para ensaio da água na Lagoa da Vila Cosmo, em Cosmópolis. O local, que fica localizado na Rua Monte Castelo, entre os bairros Jardim Cosmopolitano e Vila Cosmo (Segundo o mapa da planta da cidade de Cosmópolis emitido pela Prefeitura), tem sido motivo de muitas reclamações dos moradores próximos, devido ao mau cheiro, e o descarte irregular de lixo, entulhos e até mesmo animais domésticos mortos. A população da redondeza questiona, principalmente, a possibilidade de haver descarte de esgoto para tanto odor.
Gilmar Aparecido Peternella, de 57 anos, mora nas proximidades e desabafou que “o mau cheiro é constante por
aqui, chegamos a identificar animais mortos. Há três dias, jogaram um cachorro morto na Lagoa; a própria população já não possui consciência e não ajuda. Já descartaram animais de estimação mortos aqui por várias vezes. Da última vez, eu e meu colega vizinho precisamos fazer a remoção do cachorro morto porque ninguém aguentava o cheiro dentro de casa. Nós, moradores locais, estamos sofrendo com a situação!”
Thiago Ferreira Durães, de 51 anos, completou que “às vezes, queremos receber uma visita, fazer um churrasco em casa, e não dá, sentimos vergonha! Nós, voluntariamente, estamos aqui, limpando a calçada, esse gramado no entorno, para não ter o aspecto de abandono e as pessoas pararem de fazer descartes, mas isso não tem resolvido!”
Juntos, Gilmar e Thiago explicaram que “há poucos dias, eu até filmei um caminhão clandestino por aqui e, quando fui chamar a atenção, o motorista alegou que estava fazendo uso da água somente para lavar o veículo. Mesmo assim, questionei porque ele estava frequentemente ali, mas, ele simplesmente entrou no caminhão e foi embora. Sabemos que há contaminação com o esgoto da cidade também e que vem, desde lá de cima, toda sujeira e resíduos do esgoto”, finalizaram.
O Representante da Organização Cidadãos Transformadores esteve no local com o requerimento protocolado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para realização do trabalho de ensaio na Lagoa da Vila Cosmo e a localização da fonte que supostamente lança os resíduos domésticos e fecais na microbacia
(Lagoa).
Em uma visita na nascente São Bento, localizada na mata que fica nas proximidades da Avenida da Saudade (em
frente a antiga Point Beer), o local apresenta mau cheiro e muitos resíduos, apesar de se tratar de uma Área de Proteção Permanente (APP). Vale lembrar que esta nascente dá origem à microbacia que chamamos de Lagoa da Vila Cosmo.
Foram feitos contatos com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cosmópolis e também com a Assessoria de Imprensa da CETESB, mas, até o fechamento desta pauta, ainda não tínhamos obtido resposta. Assim que recebermos um retorno, a matéria será atualizada.