Chafariz – Largo da Matriz

A principal função de uma praça é a socialização

Tão importante para o turismo, “praça” é um espaço urbano que não tem edificações, que tem como objetivo valorizar o meio ambiente natural; normalmente, possui objetos simbólicos para a cidade.
A principal função de uma praça é a socialização; é o local perfeito para integrar a comunidade local e os turistas, proporcionando momentos de lazer. Muitas vezes, é palco de eventos sociais, atividades de lazer, atividades comunitárias.
Uma das mais importantes do nosso município é o Largo da Matriz de Santa Gertrudes, que é dividido na verdade em duas praças: Praça Sérgio Rampazzo e Praça Dr. Paulo de Almeida Nogueira, onde está um busto em sua homenagem.
O Largo da Matriz como está hoje foi inaugurado em 1991. O projeto do arquiteto Beto Spana trouxe uma proposta moderna, além de seu tempo, com bancos de concreto integrados com os jardins.
Bem em frente à Igreja Matriz de Santa Gertrudes foi construído um chafariz acompanhando a linha moderna da praça, que ficou famoso entre os munícipes por possuir jatos de água coloridos, iluminados com jogos de luzes.
O chafariz traz lembranças afetivas aos cosmopolenses; é um monumento histórico e está em uma praça histórica. Muitas famílias, jovens e visitantes gostavam de ir à praça admirar suas luzes enquanto comiam o famoso “Cachorro quente do Dadá” (a barraca está lá há mais de 30 anos) ou durante as festas realizadas pela igreja.
Porém, com o passar dos anos, o chafariz, sempre tão querido da população cosmopolense, apesar de receber algumas melhorias e restauros, foi desativado. Mesmo assim, continuou integrando a paisagem do largo da matriz.
Para grande alegria dos freqüentadores do Largo da Matriz e de muitos munícipes, o chafariz passou por uma grande e meticulosa reforma e foi totalmente revitalizado, assim como o jardim ao seu redor.
Essa reforma do chafariz trouxe de volta a alegria e beleza ao largo da Matriz. As crianças, as famílias e os turistas podem agora se encantar com os jogos de luzes entre os jatos d’água, enquanto usufruem de momentos tranqüilos, tiram fotos e batem papo. Ao centro do monumento, entre os jatos d’água, está a frase “♥Cosmópolis”, uma declaração de amor à nossa cidade!

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Gabriela Cristina da Silva
Facebook: turismocosmopolis