Chamado dos homens, através de João Batista

Procure e leia na sua Bíblia, Isaías 40.3,4; João 1.15-29.
I – A VOZ PROMETIDA.
1. A Voz Prometida. 700 a.C, o Profeta Isaías predisse a vinda daquele que precederia o Messias. O capítulo 40, do seu livro, inicia com muitas profecias messiânicas. Logo adiante, vêm as maravilhosas promessas do capítulo 53, que se referem à salvação e a libertação do pecado. A voz que prepararia o caminho do Messias seria João Batista.
2. O Caminho Para Deus. Na antiguidade, antes que um visitasse os seus domínios, um grupo de trabalhadores ia adiante dele, limpando, consertando e aplainando as estradas. Assim foi o ministério de João Batista, o precursor de Cristo, e assim devemos nós também preparar o caminho para Cristo entrar nos corações dos homens. Para tanto, é preciso remover os obstáculos do coração, afastando o orgulho e o egoísmo. E de um modo completo, o arrependimento dos pecados.
II – A VOZ QUE CLAMA.
1. O Testemunho de João Batista a Respeito de Jesus Cristo. João 1.14 mostra que Jesus, no Seu ministério terreno, revelou a glória de Deus, estando Ele cheio de graça e verdade. João chamou a atenção do povo para esta glória, e humilhou a si mesmo dizendo-se indigno de desatar as correias das sandálias de Cristo.
2. O Testemunho de João Batista Foi Experimentado. Os discípulos confirmaram, na sua experiência de salvação, o testemunho de João. Embora não podendo ver Deus, começaram a entender como Deus é, ao caminharem com Jesus e ouvirem Suas Palavras. Jesus é Deus. Ele tomou forma humana, não para ocultar Sua Divindade, mas sim para revelá-la aos homens (Fp 2.7). Ele colocou de lado (esvaziou-Se) os direitos e privilégios divinos e celestiais, mas não abdicou de Suas divinas qualidades e atributos.
III – O CORDEIRO DESIGNADO.
1. O Cordeiro de Deus Preparado. Por que João Batista chamou Jesus de “Cordeiro de Deus”?
a) Porque lembrou os cordeiros imolados do passado em lugar dos pecadores, as grandes libertações do passado, da provisão de um substituto para Isaac (Gn 22.8), do cordeiro cujo sangue livrou Israel da escravidão do Egito (um tipo de escravidão dos pecados).
b) Porque lembrou as antigas profecias. Ele é o Cordeiro de Isaías (Is 53.7; 1Pe 2.21-25). Ele cumpriu os sacrifícios da Velha Aliança (Hb 10.1-14; 4.15; 7.26,27; 2Co 5.21).
c) Porque Ele é o Cordeiro imaculado, cujo sacrifício perfeito agrada a Deus (Hb 9.14; 10.12).
O Cordeiro de Deus imolado. Os mestres segundo o mundo têm oferecido várias soluções para os problemas da humanidade que resultam em nada. Mas Jesus, o Cordeiro de Deus imolado, pode remover a causa dos problemas, que é o pecado, e promover a comunhão com Deus. Notemos o que João disse: ”No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1.29).

DEUS abençoe a todos os leitores.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana
Facebook: https://pt-br.facebook.com/imwcosmopolis/
Site: www.imwcosmopolis.com