Nesta sexta-feira (23), parte do quadro de funcionários do Hospital Beneficente Santa Gertrudes – HBSG – que se encontrava com os trabalhos em greve voltou ao trabalho. Após sete dias de reivindicação e cinco de paralisação, iniciados nesta segunda, 19, às 06h da manhã, a equipe que reivindicava salários atrasados referentes ao mês de novembro, recebeu seus respectivos pagamentos.
De acordo com a direção do hospital, não houve negociações diretas para o fim da paralisação. “Com a chegada do repasse do Governo Federal, chamado de MAC, foi possível estar em dia com a folha de pagamento dos funcionários e, assim, chegou ao fim a greve no fim da tarde desta sexta-feira”, comentou o presidente do Hospital Luís César Pacheco, na manhã deste sábado. Pacheco está à frente da presidência há dez meses aproximadamente.
Não há indícios de que novas paralisações possam ocorrer. Vale lembrar que, desde sexta-feira (16), movimentos foram realizados em frente ao prédio do Hospital, que se trata de uma entidade filantrópica; em frente ao prédio da prefeitura municipal de Cosmópolis; e também, em frente a Câmara dos vereadores, visto que a equipe ainda conta com um repasse de sobra de caixa de lá para o acerto do 13 salário, com perspectiva de recebimento para janeiro. Porém, essa decisão ainda depende do prefeito da próxima gestão, José Pivatto, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Mesmo assim, pelo menos 30% do quadro de funcionários do HBSG estiveram todo esse período trabalhando para realizar os atendimentos de urgência e emergência, conforme previsto pela lei.
O restante, em greve, permaneceu ao lado de fora do Pronto Socorro nos últimos dias.
Na manhã deste sábado, a situação pelo Hospital é tranquila e não há muitas esperas. O atendimento está completo.