Chuvas em Cosmópolis estão acima do esperado

Em Cosmópolis, o mês de maio foi o mais chuvoso dos últimos 12 anos, informou o Centro de Pesquisas Meteorológicas Aplicadas à Agricultura (Cepagri). Choveu 130,2 milímetros, quando o esperado para todo o mês eram 60 milímetros. A maior média já registrada foi em maio de 2005, que registrou 192 milímetros.
De acordo com o pesquisador do Cepagri, Jurandir Zullo Junior, as previsões de chuvas não são trabalhadas a longo prazo para não haver variações. “Este mês, tivemos instabilidades atuando. Geralmente, elas passam rápido, mas, desta vez, ficaram na região”.
Como benefícios, a chuva pode trazer a melhora no solo e ainda garantir o abastecimento de água da cidade, mas, lembrando que o excesso de chuvas pode prejudicar a agricultura e causar alagamentos.
Por conta do aumento das chuvas, o Rio Jaguari, apresentou, até o dia 23, segundo os dados da Sala de Situação PCJ (SSPCJ), uma elevação dos níveis da água, sendo registrados 2,54 metros, um aumento de 39,68% em comparação ao ano passado, que marcou 1,83 metro no mesmo dia.

Juradir Zullo Junior
Pesquisador do Cepagri
Fone: 3521-2462

A vazão do Rio Jaguari chegou a registrar, até o mesmo dia (23), 80,47 metros cúbicos por segundo; e ano passado, foram marcados 51,23 metros cúbicos por segundo, elevando para 57,08%.
De acordo com a SSPCJ, mesmo com o aumento do Rio Jaguari, Cosmópolis não apresenta estado de atenção.
Para os próximos meses, o pesquisador Jurandir afirma que ainda não apresentam anormalidades. “Para os próximos meses, não temos um alcance de acerto, mas, a tendência é considerar baixas chuvas até agosto”.
Para quem quiser acompanhar os níveis e a vazão do Rio Jaguari, pode acessar o site: www.sspcj.org.br e acompanhar diariamente os dados.