Prefeitura está realizando o aprofundamento do poço de captação de água em frente à Estação de Tratamento de Água (ETA), além do direcionamento do canal da represa
As chuvas que ocorreram na última semana garantiram a Cosmópolis mais de 20 dias de abastecimento de água.
A informação foi divulgada no Domingo de Páscoa (09), pelo Prefeito Junior Felisbino nas redes sociais.
“Depois das chuvas da última semana, garantimos mais de 20 dias de abastecimento de água em Cosmópolis.
Informo que as várias ações estão sendo realizadas emergencialmente para garantir o abastecimento hídrico e que faço questão de destacar aqui. Estamos fazendo o aprofundamento do poço em frente a ETA para aumentar o armazenamento e garantir a retirada da água com a baixa vazão e baixo acúmulo de água; a aquisição de duas novas bombas para garantir a retirada de água para a ETA; a aquisição de mais de 4 quilômetros de tubulações para as duas novas adutoras (água bruta e água tratada); e outros serviços e aquisições realizados pela Prefeitura Municipal através do DAE (Departamento de Água e Esgoto).
As obras são fundamentais neste momento pois nos próximos meses enfrentaremos uma grande estiagem.
Que Deus ilumine e abençoe vocês e suas famílias neste domingo pascoal e, por favor, continuem economizando água”, esclareceu o Prefeito
Atualizações sobre o rompimento do Paredão da Represa do Rio Pirapitingui e andamento das obras
A Prefeitura de Cosmópolis em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado, está realizando o aprofundamento do poço de captação de água (de 30 m de largura por 100 m de comprimento) em frente à Estação de Tratamento de Água (ETA), além do direcionamento do canal da represa.
Neste momento, também foi iniciada uma nova etapa, a instalação e a introdução da bomba cedida pela Petrobras, que auxiliará na captação para o abastecimento.
Mesmo com o andamento das obras, Cosmópolis ainda enfrenta o risco de desabastecimento e solicita à população que economize água para evitar a falta nos próximos dias.
Ainda em Cosmópolis, foram realizadas 60 abordagens e orientações quanto ao consumo irregular de água. Sem nenhuma multa ou notificação.
Entenda o caso
Na madrugada do dia 9 de março, a barragem da represa de Cosmópolis que abastece toda a cidade, rompeu, ocasionando a diminuição do reservatório, que estava em 4,5 metros, baixando para menos de 1,5 metro com a água escoando para outros rios. Não houve alagamentos ou feridos.
De acordo com o laudo da Defesa Civil do Estado de São Paulo, a causa do rompimento foi devido ao grande volume de chuvas. Com a situação, o município decretou estado de emergência, visto que a represa perdeu 75% do volume de água.
Durante a madrugada do acidente, foram realizadas manobras elétricas no bombeamento, e também nos reservatórios urbanos. Essa foi uma ação imediata para fazer a redistribuição para alimentar todo sistema com águas nas casas.
A Prefeitura decretou, no dia 27 de março, estado de calamidade pública e hídrica no município. A medida determina que fica proibida a lavagem de calçadas. O morador que descumprir será advertido e, caso persista, será multado em R$ 150, valor que dobra a cada reincidência. O intuito é para que a população economize, para que não ocorra o desabastecimento.