Cinco Conselheiros Tutelares são eleitos em Cosmópolis

No último dia 06 de outubro aconteceram as eleições para Conselheiro Municipal em todo o país. As votações aconteceram, em Cosmópolis, na Escola Rodrigo, a partir das 08 horas da manhã e os portões foram fechados às 18 horas. Vale lembrar que o voto não era obrigatório.
Nelson Matsunaga é o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – e explica mais detalhes deste setor. Vale lembrar que as eleições para Conselheiro Tutelar Municipal são uma orientação do CONANDA* e acontecem a cada quatro anos.

Como funciona?
O edital foi lançado no dia 12 de abril deste ano e os candidatos interessados precisaram se inscrever na Secretaria de Promoção Social do Município, que é quem regulamenta as eleições e trabalha diretamente com o Conselho.

Treinamento
“Os inscritos participaram de um curso de treinamento, conhecimento e aperfeiçoamento para igualar conhecimento para com quem é Conselheiro Tutelar e para aprender sobre o ofício para quem tem o interesse em ajudar ou socorrer a criança contra a violência, exclusão social, entre outros”.

Votos
1 – Gisele de Castro – 376
2 – Eliana Estevan – 260
3 – Aline Lima – 255
4 – Sandra Matos – 231
5 – Marli Sala – 211
6 – Jéssica Mendes – 194
7 – Raquel Rafaela- 187
8 – Fran Oliveira – 187
9 – Gleice Souza – 167
10 – Daiane Oliveira – 158
11 – Arilane Alencar – 149
12 – Maria José – 124
13 – Núbia Bispo – 109
14 – Pedro de Fáveri – 100
15 – Joelma Horácio – 100
16 – Cidinha Leite – 72
17 – Jaque Oliveira – 41
Votos válidos: 2921
Anulados: 18
Total de votos: 2939

Durante todo o domingo, 06, houve fila para as únicas duas sessões eleitorais disponíveis para os eleitores. Os 17 candidatos que concorreram às cinco vagas para Conselheiro Tutelar estavam no local fiscalizando seus votos e ficaram até o final da apuração para contabilizar.

Eleição
Os cinco Conselheiros mais bem votados tomarão posse no dia 10 de Janeiro de 2020, no gabinete do Prefeito José Pivatto. Outros cinco ficarão como suplentes.

Um Conselho Tutelar
“Em Cosmópolis, por se tratar de uma cidade com menos de 100 mil habitantes, há apenas um Conselho Tutelar. Em cidades que ultrapassam os 100 mil eleitores, há diferença na quantidade de eleitos”.

Os trabalhos
“O Conselheiro Tutelar não se trata de um funcionário público, mas, precisa obedecer algumas regras em termos de legislação. Uma delas é ter dedicação exclusiva, não sendo possível ter atividade remunerada em horário oposto. Se trata de vínculo e dedicação exclusiva”.

Na prática
“Na prática, o trabalho de um Conselheiro Tutelar, em algumas vezes, consiste em receber as denúncias, seja de quem for. O Conselheiro precisará se deslocar, averiguar a situação e sempre poderá ser solicitado o apoio da Guarda Municipal de Cosmópolis”.

Salário
“O salário de um Conselheiro Tutelar é de R$ 1.906,00, salário base, mais benefícios como auxílio maternidade, férias e todos os direitos que garantem as leis trabalhistas. A campanha é realizada por conta própria e não existe fundo partidário para que elas ocorram”.