Cirurgia Minimamente Invasiva de Coluna é a técnica mais viável para hérnia de disco

Paulo M. Kuroda Ortopedista CREMESP 54.046 TEOT 4622 Clínica Previna Rua Baronesa Geraldo Rezende, 357 – Centro Fone: 3872 1103

A cirurgia de hérnia de disco, antes realizada por métodos complexos e dolorosos, hoje, é realizada pelo procedimento da Artroscopia. Este método vem crescendo e se tornando uma realidade em nosso meio, já entrando como principal procedimento minimamente invasivo no tratamento das hérnias discais, tanto cervicais como lombares.
A expressão “minimamente” se dá, principalmente, por tratar-se de uma cirurgia com uma diminuta incisão na pele. A Artroscopia também é uma técnica atraumática e de rápida recuperação.
“Pode ser feita com o paciente acordado, apenas com sedação e em regime de hospital dia”, explica o Ortopedista Paulo Kuroda.
De acordo com o especialista, o método é indicado para casos de protusão ou extrusão discal, com compressão nas raízes lombares em qualquer região do disco. “Dependendo da habilidade do cirurgião, é possível até a retirada de fragmentos de disco migrados”, explica.
Os resultados cirúrgicos dependem da habilidade do cirurgião e para cirurgiões habilidosos chegam a ser semelhantes a técnica convencional (microdiscectomia) com a vantagem do curto tempo de recuperação, menor tempo de internação e diminuta cicatriz.
A técnica vem tornando-se comum nos últimos anos.
Os acessos possíveis para realização desta técnica são o acesso foraminalr, em que toda a abordagem é realizada através do foramem intervertebral e a técnica interlaminar em que a abordagem toda é realizada através de um acesso posterior entre as lâminas.

Desvantagens:
O Ortopedista afirma que algumas das principais desvantagens relacionam-se a longa curva de aprendizado do cirurgião, além de um alto custo associado ao material utilizado, como em qualquer cirurgia ortopédica. “A vantagem do método de Artroscopia é a simplicidade da operação, já que permite que o paciente submeta-se a cirurgia apenas com anestesia local e receba alta no mesmo dia”, pondera.