A cirurgia refrativa proporciona a correção da visão a LASER e é uma alternativa aos óculos e às lentes de contato.
O conceito deste tipo de cirurgia envolve a remodelação da parte frontal do olho, de forma a alterar o seu poder de focagem.
“A cirurgia refrativa a LASER tem apresentado evoluções consideráveis em termos tecnológicos. Tanto é que hoje esta técnica proporciona a mesma visão que os óculos e/ou lentes de contato, mas, em muitos casos, pode fornecer também uma sensível melhoria da qualidade de visão”, explica o oftamologista Flavio Sartori Junior.
Principais benefícios da cirurgia refrativa e para quem é indicada
“A cirurgia refrativa a laser é uma técnica especialmente desenvolvida para corrigir problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Por isso, é indicada aos pacientes que possuem estas patologias da visão”, explica o médico Flavio.
Dentre os benefícios desta técnica, estão:
1. Independência de óculos e lentes de contato;
2. Rápida recuperação pós-operatória;
3. Procedimento seguro, e praticamente indolor;
4. Possibilita rápidos ajustes ou retratamentos se necessário.
5. LASIK: técnica a laser para correção da visão.
“O LASIK se caracteriza pela criação de um ‘flap’ com o LASER femtosegundo, seguido da aplicação do LASER Excimer para remodelar a córnea sob o flap.
Este procedimento leva a uma recuperação visual muito rápida (no prazo de 24 horas) com pouco ou nenhum desconforto”, pontua o oftamologista.
Tratamentos personalizados de cirurgia refrativa
Existem diferentes tipos de perfis de ablação de forma a alcançar o melhor resultado refrativo, sendo estes:
1. Wavefront-Optimized
2. Wavefront-guided
3. Custom-Q (Asfericity-Guided)
4 Topography-Guided
5. Contoura Vision
“Estes perfis podem também ser aplicados na Ablação de Superfície Avançada quando se fizer necessário para a correção da visão”, diz.
Ablação de Superfície Avançada
O oftalmologista Flavio explica que a Ablação de Superfície Avançada (LASEK ou PRK ou TE-PRK) é um tratamento que também utiliza o LASER Excimer para remodelar a córnea. “Em relação ao LASIK, este procedimento é isento de flap corneano, ou seja, é realizado sobre a superfície da córnea após a remoção do epitélio da córnea. A recuperação visual é mais longa do que com LASIK, mas, os resultados visuais são idênticos”, afirma. Ele ainda completa que “preferencialmente, o PRK (QueratectomiaFotorrefrativa) é a técnica executada em que o epitélio é removido e, em seguida, uma lente de contato terapêutica é colocada no olho após o tratamento com o LASER.
O defeito epitélio é inteiramente cicatrizado nos primeiros 4-6 dias de pós-operatório. A razão mais comum para escolher a ablação de superfície avançada inclui a espessura da córnea insuficiente para LASIK”.
Como saber se a cirurgia a laser é indicada para mim?
“A correção da visão por cirurgia refrativa a laser é um método seguro e de rápida recuperação para o paciente. Além disso, proporciona mais independência (livre de óculos e lentes de contato) e maior qualidade de vida.
Entretanto, é imprescindível conversar com seu oftalmologista para descobrir qual a técnica mais adequada para o seu caso”, aconselha e conclui o especialista.