Cisto de Baker: saiba o que é e como tratar

“O cisto de Baker é um cisto cheio de líquido que provoca uma saliência e uma sensação de desconforto atrás do joelho. A dor pode piorar durante a flexo-extensão do joelho ou em momentos de maior atividade física no trabalho, ao andar distâncias maiores ou subir escadas.
Quando um cisto de Baker cresce muito, ele pode incomodar e causar um efeito de massa comprimindo as estruturas na fossa poplítea, região posterior do joelho, porém, o efeito maligno é pela compressão e não por ser um câncer.
Pode causar inchaço, desconforto ou dor atrás do joelho. Algumas vezes, a dor tem origem no cisto, porém, a dor pode estar relacionada ao problema primário que levou ao surgimento do Cisto. É, geralmente, o resultado de uma patologia intrarticular ao joelho, como artrite, artrose, lesão na cartilagem, lesões meniscais ou ligamentares.
Essas doenças podem levar o joelho a uma maior produção de líquido sinovial (água no joelho, Sinovite). Essa Sinovite leva à formação do cisto de Baker.
O líquido sinovial circula, entra e sai das bolsas de tecido (bursas) em todo o seu joelho. Existe um sistema de válvula entre o joelho e a bursa na parte posterior do joelho (Bursa poplítea). Esta válvula regula a quantidade de líquido sinovial, entrando e saindo da bursa. Mas, às vezes, o joelho produz muito líquido sinovial (Sinovite), resultando em acúmulo de líquido na bursa e esse acúmulo é chamado de cisto de Baker”.

Por Dra. Renata e Dr. Leonardo Kowalesky

Leonardo B. Kowalesky
Ortopedista e
Traumatologista
CRM 137295

Dra. Renata Senna Kowalesky, CRM 140.080