Clamor respondido!

Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. Salmos 4:1

O Salmo 4 fala sobre a segurança que o cristão desfruta em momentos da angústia. Um olhar cuidadoso desse Salmo identifica não apenas a aflição do salmista, mas, sobretudo, sua confiança inabalável em Deus. Esse Salmo tem muitas semelhanças com o Salmo 3. Ambos foram escritos por Davi em meio à aflição.
Inclusive, alguns intérpretes abordam os dois salmos em conjunto, colocando o Salmo 3 como um salmo matutino e o Salmo 4 como um salmo noturno. Enquanto o Salmo 3 parece ter sido escrito durante o tempo de revolta de Absalão, não há uma indicação clara da ocasião em que o Salmo 4 foi escrito. Mas, o importante é entender que tanto o Salmo 3 quanto o Salmo 4 trazem uma mensagem muito clara: Deus cuida daqueles que são Seus! Aqueles que desfrutam de um relacionamento verdadeiro com o Senhor não têm motivos para temer.
O Salmo começa com uma oração contundente: “Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração” (Salmo 4:1). É interessante perceber como o salmista se dirige a Deus com intimidade e ousadia. Ele precisava falar com alguém sobre o sofrimento, a angústia e a injustiça que o cercavam. A palavra “angústia” traduz um termo hebraico que se refere a uma situação em que uma pessoa está encurralada, a ideia é a de um lugar apertado e sem saída. Isso contrasta com a palavra “alívio” que traduz um termo hebraico que transmite o sentido de liberdade e lugar espaçoso.Davi recorreu ao Senhor. Ele clamou e Suas palavras tinham um alvo, o Deus da sua justiça.
Davi estava orando ao Deus vivo que responde efetivamente a oração dos seus filhos. Por isso, ele testifica que na angústia Deus lhe proveu alívio. Quantas vezes somos atormentados por assuntos que provocam angústia e aflição (família, finanças, saúde etc.). No entanto, podemos crer que, através da oração, podemos encontrar segurança, alívio e paz.
Deus acolhe em Seus braços aqueles que a Ele clamam. Deus jamais rejeita um coração quebrantado. Se você passa por momentos de angústias e incertezas, descanse no Senhor. Há um hino que diz: “Quando estás fraco e carregado de tristezas e temor, vai a Jesus Eterno teu mal expor”. Experimente derramar seu coração a Deus em oração e receba o alívio do clamor respondido! Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele agirá.