Clareamento dental com LED é a opção mais segura e indolor, afirma dentista

A modernização de procedimentos odontológicos trouxe consigo uma tática de clareamento à base de luzes LED violeta. O novo método não usa agentes químicos e possui um tempo de sessão menor do que os procedimentos mais arcaicos.
Segundo a dentista Ana Carolina Morente, o clareamento dental, até então, podia ser feito de duas maneiras. “A primeira opção é a técnica de clareamento caseiro, na qual o paciente vai ao consultório odontológico para fazer uma moldagem, e posteriormente é confeccionada uma placa de silicone, em que o paciente aplica o gel clareador em casa. Já a segunda é a técnica de clareamento de consultório, que consiste em três sessões de aproximadamente uma hora cada. Esta técnica também é baseada na aplicação de um LED, porém, azul e em conjunto com gel de peróxido de hidrogênio a 35%”, explica.
Além disso, a dentista ainda afirma que o clareamento de consultório sempre foi o mais evitado, já que, em decorrência do maior uso de gel, a técnica causa grande hipersensibilidade dentinária.
Atualmente, com a chegada do novo procedimento de clareamento à base de LED violeta, a incidência de sensibilidade é menor devido ao não uso de componentes químicos. “O uso de agentes químicos é substituído por um equipamento que emite luz espectralmente seletiva em torno do violeta”, explica Ana Carolina. “Caso o profissional queira acelerar o processo de clareamento, poderá fazer uso de gel clareador, porém, em concentrações bem menores, como peróxido de hidrogênio a 6 ou 15%, diminuindo significativamente a concentração do gel clareador. Isso é possível, pois, a luz violeta tem energia suficiente para quebrar os pigmentos do dente, da mesma maneira que os géis clareadores fazem, e quando aplicado o LED violeta associado com o gel clareador, ocorre a potencialização da

Dra. Ana Carolina Morente
Dentista
CROSP: 108667

eficácia do clareamento, diminuindo o tempo e número de sessões necessárias”, continua.
Portanto, com essa inovação, o clareamento de consultório se tornou ainda mais seguro e indolor. “É importante ressaltar que o resultado do clareamento varia de acordo com cada paciente, e os cuidados tomados por ele durante e após o clareamento, sendo de suma importância realizar a manutenção do clareamento através de profilaxia (limpeza dental) a cada seis meses”, finaliza.