Colecionáveis anos 80 e 90

Papéis de carta, Kinder Ovo e Tazo marcaram a época entre crianças e adultos

Juliana Schionato,
Comerciante

Como foi bom viver nos anos 80 e 90… Às vezes, um rápido olhar em algum objeto nos remete a lembranças do passado, sejam boas ou ruins. Podemos nos remeter à infância em segundos, e lembrar as emoções de um tempo diferente que já se foi.
Para lembrar um pouquinho dessa época maravilhosa, vamos falar de alguns colecionáveis que marcaram essa época: papéis de carta, brindes do Kinder Ovo e Tazo.
Os papéis de carta eram, em sua maioria, colecionados por crianças em idade escolar nos anos 80. A busca por papéis novos era incessante. Ganhar um papel de carta era um gesto de carinho.
Coloridos e estampados, em sua maioria no tamanho A5, eram vendidos em blocos ou avulsos. Eram poucos os de tamanho A4.

Os temas eram variados, e os mais especiais tinham cheiro. As estampas variavam entre desenhos muito delicados e criativos, amizade e amor, de signos, até os mais conhecidos, como Snoopy, Moranguinho Xuxa… Alguns tinham linhas para facilitar a escrita, outros eram kit: um papel de carta e um envelope da mesma estampa. Outros ainda vinham com o pontilhado no verso para ser dobrado, colado e postado nos Correios para alguém especial. Bons tempos em que se enviavam e recebiam correspondências…
Sem reclamar da tecnologia dos dias atuais, mas os jovens de hoje jamais saberão o quanto era bom receber uma cartinha de um amigo via Correios.
Para uma melhor conservação e organização, os papéis eram catalogados em pastas. Sempre em mãos, a pasta era mostrada às amigas com muito orgulho para apreciação ou até mesmo para a troca de papéis repetidos. Servia até de motivo para pedir à mãe para deixar ir na casa da amiguinha.

Outra coleção que fez muito sucesso nos anos 80 foi a do chocolate ‘Surpresa’. A cada chocolate comprado, ganhava uma ficha com a foto colorida de um animal e suas respectivas informações.
Cada ano era renovada a série de cards, com novos animais para aumentar a coleção. Esse chocolate ficou à venda até o fim dos anos 90.Já o Kinder Ovo teve muitos temas. Inicialmente comercializado nos anos 90, o sucesso foi tão grande que logo se popularizou, perdurando até os dias atuais. Vendido em supermercados, bares e padarias, ficou muito popular devido aos brindes muito criativos. Junto com a compra, tinha a expectativa de que cada chocolate tivesse um brinquedo diferente para a coleção. Tartalegres, Leoventura, Fantasmini (que brilhava no escuro), Animais Bola, são algumas das coleções.
Ainda nos anos 90, tivemos os tazos. Acompanhavam os saquinhos de salgadinhos da Elma Chips. Eram pequenos, finos e redondos, com estampas Looney Tunes / Network. Por serem pequenos, eram fáceis de levar para a escola e fazer a troca com os amiguinhos. Tinham os tazos mais valiosos, geralmente se destacavam por mudar de figura conforme o ângulo ou outros serem de metal. A diversão das crianças era “bater Tazo” no intervalo das aulas. Se tivesse sorte, conseguia tazos novos para se juntar à coleção.
Em geral, esses colecionáveis estimulavam a amizade, a comunicação e a criatividade. Em uma outra época, quando a tecnologia ainda não nos dominava, tudo era simples mas tudo era bom, e quem viveu esses bons momentos facilmente se lembrará de tudo isso.