Colesterol alto provoca aumento da pressão arterial e causa ataques cardíacos

“Os níveis elevados de colesterol são considerados como importante fator de risco de doenças
coronarianas, como do infarto do miocárdio e do AVC (derrame cerebral)”

Doenças cardiovasculares matam 300 mil pessoas por ano no Brasil, sendo a primeira causa de morte depois dos acidentes de trânsito e da violência urbana. O alto índice de colesterol no sangue é um inimigo silencioso que muito contribui para essa triste estatística. A hipertensão (pressão alta) e o colesterol alto são dois problemas cardiovasculares que, devido ao estilo de vida sedentário, aumentam a cada ano. Uma das possíveis causas da hipertensão é o colesterol elevado que aumenta a deposição de gordura nas artérias, causando problemas sérios ao coração.
Segundo a cardiologista Elaine Coutinho, “para começarmos tudo isso, devemos entender, primeiramente, o que é a pressão arterial (pressão alta), para depois falarmos que o colesterol pode ser um de seus fatores. A pressão arterial é a força que o sangue faz contra as paredes das artérias. A pressão é maior quando o coração bombeia sangue para as artérias, quando ele bate; e é menor entre os batimentos cardíacos. A pressão é registrada com o número maior sobre o menor, por exemplo 110/70 (110 sobre 70). Uma pressão arterial menor que 120/80 geralmente é considerada normal. Pressão muito baixa (menor que 90/60) pode algumas vezes causar preocupação e deve ser verificada por um médico cardiologista”, comenta.

Elaine Coutinho
Cardiologista
CRM 139570

“Os níveis elevados de colesterol são considerados como importante fator de risco de doenças coronarianas, como do infarto do miocárdio e do AVC (derrame cerebral). A diminuição dos níveis sanguíneos do colesterol LDL (conhecido como ‘colesterol ruim’) diminui o risco de eventos e mortes cardiovasculares.
Altos níveis sanguíneos do colesterol LDL produzem um acúmulo nas paredes das artérias, onde eles se depositam como placas, que vão progressivamente causando obstrução da luz (entupimento). Este processo é chamado de aterosclerose.
Já o colesterol HDL (conhecido como ‘colesterol bom’) transporta colesterol para o fígado, para que ele seja removido do corpo. O excesso de colesterol LDL pode trazer um aumento na pressão arterial, causando entupimento das artérias e impedindo o coração de obter o sangue que necessita. Isso pode ocasionar doenças cardiovasculares e ataque cardíaco”, explica a médica Elaine.
“Esses altos níveis podem ser causados por hábitos de vida modificáveis e não modificáveis. Dois dos principais fatores de risco altamente modificáveis são dieta (limitar a ingestão de gordura de origem animal, como carnes gordurosas, pele de frango, cupim, costela de boi, etc.); certos tipos de queijos (prato, camembert, brie, gouda, gorgonzola); gemas de ovos; chocolates; frituras e gordura trans (encontrada em certos alimentos fritos e em alimentos processados); limitar a ingestão de sal na dieta e comer alimentos saudáveis, como frutas, verduras e laticínios com pouca gordura; e reduzir excesso de peso corporal, através de dieta adequada e de exercícios físicos. Aconselho procurar algum nutricionista para mais informações e dicas.
Níveis anormais de colesterol podem também ser secundários a: Diabetes, Doenças do fígado e/ou dos rins, Síndrome do ovário policístico, gravidez, Hipotireoidismo, Medicamentos como progesterona, esteroides anabolizantes e corticosteróides”, finaliza a cardiologista.