“ ...está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?” (João 6:9)
Era uma multidão de cinco mil homens e Jesus reconhecia a fome física e espiritual daquelas pessoas. Consultado por Jesus, Filipe um dos discípulos, propõe o meio mais natural, uma solução humana para a situação extrema de providenciar alimento para cinco mil pessoas no meio do nada!
Sua proposta não foi de nenhum proveito, pois considerou apenas cálculos humanos. André, outro discípulo, age melhor, os meios que reúne também são insuficientes, mas ao menos ele apresenta a Jesus o que existe e está à disposição: “ …está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos” (João 6:9).
Uma vez colocado nas mãos do Senhor e abençoado por Ele foi mais que suficiente!
Precisamos ser ousados como aquele rapaz, colocando diante do Senhor o que temos, não importa que pareça pouco, insignificante ou insuficiente. Ele fará milagres, abrirá caminhos, removerá obstáculos.
Deus não poderá manifestar Seu poder se retermos nossos “cinco pães e dois peixes“. É com isso que Ele realizará o milagre! Entregue tudo a Ele: sua vida, coração, capacidade, profissão, família, todos os recursos de que dispõe. Ele sabe o que fazer (V6), nossa contribuição deve ser unicamente a submissão.
Enquanto estivermos presos ao raciocínio humano, estagnados por causa do pouco que temos e do que nos falta, não veremos Deus agindo em nós ou conduzindo nossas vidas.
Um rapaz… Era uma vida, mas colocada inteiramente à disposição de Jesus foi o meio usado para que a multidão fosse alimentada. Será que nossa vida servirá para levar pão a alguém?
Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade