Coloração da água em Cosmópolis é alvo de reclamação dos moradores

Desde a semana passada, a partir da noite do dia 28, a coloração da água que abastece a cidade de Cosmópolis foi alvo de muita reclamação dos moradores. A revolta foi repercutida através das redes sociais, quando os munícipes, ao tentarem utilizar a água para práticas do dia a dia, se depararam com um aspecto barreado e escuro.
Nas respectivas divulgações, as pessoas desabafaram sobre as dificuldades com o preparo de alimentos, limpeza de roupas e até uso de banheiras para banhos de bebês. A todo o momento, moradores de diversos bairros do município se manifestavam em seus perfis. Tamanha divulgação que o caso chamou atenção da imprensa regional.
De acordo com uma moradora do Bairro Parque São Pedro (Cidade Alta), por pelo menos dois dias ela não conseguiu usar a água para alimentação ou lavar suas roupas. “Para mim, o transtorno começou quando a água suja subiu para a caixa na noite do dia 29. Desde então, não tive água para cozinhar durante pelo menos dois dias, lavar roupa branca nem pensar, porque, com certeza, iria encardir… A coloração começou a se normalizar na tarde de segunda-feira, 01 de janeiro, mas, o consumo foi aos poucos, porque ainda não tinha confiança”, desabafou.
Outra moradora publicou nas redes sociais uma banheira infantil, com a água completamente escura e com a seguinte legenda: “Tenho coragem de dar banho em uma criança de 6 meses com uma água dessas”.
Através de uma nota oficial, dada como urgente, a Prefeitura Municipal de Cosmópolis se pronunciou. Veja na íntegra:
“Nota de Esclarecimento do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Cosmópolis
As fortes chuvas na região, características deste período, levaram a redução da transparência (turbidez) da água bruta captada na represa do Rio Pirapitingui.
Isto, aliado ao alto consumo ocasionado pelo calor, resultou em uma situação em que, apesar de limpar a água, os filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) não estavam dando conta de deixar a água totalmente transparente.
Apesar da coloração, as análises feitas por nossos técnicos no período indicam que a água tratada mantém todos os padrões de potabilidade para ser consumida pela população.
O DAE já tomou todas as providências que a situação requer para solucionar o problema e a água tratada voltará a coloração normal nos próximos dias.
O DAE pede a compreensão de todos e solicita a população que continue economizando água neste período de altas temperaturas.
DAE – Cosmópolis”

Desde o dia 02, quarta-feira, houve repentina melhora da água e o fim da maior parte das reclamações.