Com 60 anos de história, Sport Magossi é parte da bagagem esportiva da cidade de Cosmópolis

O nome Magossi, para muitos cosmopolenses, sempre foi relacionado a esportes. A loja que, inicialmente, era conhecida como Casa da Bicicleta e que se voltava apenas para artigos de pesca e oficina de bicicletas, tornou-se a principal fornecedora dos mais diversos artigos esportivos na cidade de Cosmópolis durante seus 60 anos de atividade.

Laercio Magossi, juntamente com sua esposa Sueli, contam como foi fazer parte da história dessa loja que, de Casa da Bicicleta, tornou-se a famosa Sport Magossi.

O início

“As atividades começaram por volta de 1956. Meu pai iniciou a oficina de bicicleta quando eu tinha entre 10 e 12 anos, sendo assim, cresci lá. O prédio foi fruto de uma troca entre ele e meu tio, este que ficou com o sítio que tínhamos”, conta Laercio.
“Quando meu pai deixou a loja, eu ficava na parte administrativa e meu irmão na parte de oficina. Na época, havia poucas lojas de esporte e, então, quando assumi o negócio, resolvi expandir os artigos de venda. Ia constantemente para São Paulo fazer compras e a ideia acabou dando certo. Criou-se, então, a Sport Magossi que, além de bicicleta e pesca, vendia artigos de esporte no geral”.
A loja, a princípio, era pequena, mas foi ganhando tamanho conforme os anos iam passando e as coisas melhorando. “Fomos expandindo o tamanho do barracão conforme os anos. Nunca imaginei que chegaria a tamanha proporção”, afirma Magossi. Ele ainda conta que não houve muita dificuldade no processo de expansão do local e que, na época, tudo dava certo e as vendas iam bem.

Relação com a jovem Cosmópolis

Por ter sido criada pouco mais de uma década após Cosmópolis ter se tornado cidade, a Sport Magossi viu a mesma evoluir. “Vimos a Avenida Ester crescer. No começo, o calçadão não era asfaltado. A primeira rua asfaltada foi a Rua Campinas, pois, até então, Cosmópolis não tinha asfalto nenhum”.

Carnaval na Avenida Ester

“Nos carnavais, nunca fechávamos. Na verdade, vendíamos camisetas de times aos montes até às 18h. Era uma delícia ver carnaval naquela época.
Houve um ano em que montamos uma escola de samba. Eu, meu pai e meu cunhado levantamos esse projeto que durou, mais ou menos, dois anos. Infelizmente, não tivemos apoio da Prefeitura para continuar. Mas, foi satisfatório enquanto durou”.

Atletas, trabalho e renome

A Sport Magossi, sem dúvidas, fez parte da vida de esportistas dos mais diversos. “Muitos atletas passaram pela Magossi. O Jarbas Cardeli, piloto campeão de mountain bike, era patrocinado por nós. O pai do Maicosuel, hoje jogador do São Paulo, sempre ia à loja. Vimos o atual jogador ainda pequeno, pois sempre comprava algo com a gente. Sinto-me orgulhoso por ter feito parte da vida dos atletas da cidade”.
Questionado sobre o porquê de tanto sucesso, Laercio conta que foi fruto de muito trabalho, dedicação e amor. “O nome Magossi era bem conhecido, o que, de certa forma, influenciou na propagação do nosso trabalho. E, claro, Deus nos ajudou muito”, confessa Laercio.

Crise e dificuldades

Em um negócio sempre há altos e baixos. Com os Magossi, não poderia ser diferente. Segundo estes, os períodos de maior dificuldade quase sempre se relacionavam à política. Enquanto ativos, o pior período para a área financeira da Sport foi o governo de Fernando Collor. A atual crise também não foi benéfica, segundo o casal. Além disso, problemas com sociedades foram pontos negativos para a loja, o que, segundo Laercio, cooperou para o fechamento da mesma.
“O mercado foi mudando e, com isso, percebemos que era necessário mudarmos também nossa forma de trabalho. É claro que, dentro de uma sociedade, nem todos concordam com as mesmas coisas. Foi preciso segmentar a loja. Não era bom ter artigos esportivos e oficina de bicicleta no mesmo lugar e foi pensando assim que surgiu a ideia de dividir o trabalho”.
Atualmente, a família Magossi possui outros dois negócios, a M Bikes e a Magossi Fitness.

Casamento

O namoro de Laercio e Sueli começou quando ainda eram jovens. “Eu tinha 13 anos e ele 18. Geralmente, depois da igreja, eu e minhas irmãs íamos ‘fazer praça’ no Coreto. Foi lá que o vi pela primeira vez. Começamos a namorar e, cinco anos depois, nos casamos. Laércio foi meu único namorado e esposo”, conta Sueli, descontraída.
Marca na história

“A Sport Magossi marcou muito a vida de parte da população cosmopolense. Ouvimos, com freqüência, de pessoas mais velhas que sua primeira bicicleta fora comprada em nossa loja”, afirma Laercio.
“Sentimos muita falta de trabalhar lá e, apesar de cansativo, era e ainda é muito gratificante. Ficamos felizes por ver nossos filhos dando continuidade ao trabalho que leva o nosso nome”, finalizam com um desabafo.