Com determinação, ‘Adventus Run’ muda a rotina de cosmopolenses

Saindo da zona de conforto e partindo para a prática de esporte através da corrida, vidas são transformadas

Laércio Ferreira Maciel é natural de Cosmópolis, tem 42 anos de idade e é casado com Crécia Aparecida de Souza Maciel há 21 anos. É pai de dois filhos: Larissa Victória e Billy Cristian, de 13 e 20 anos, respectivamente. Laércio tem sido incentivador da prática de esportes no município e inspiração para que cosmopolenses saiam da zona de conforto e acrescentem saúde em sua rotina, através das corridas e do ar puro. Formado como Técnico Mecânico, também é estudante do ensino superior de Educação Física e está concluindo o quinto semestre. “Gosto muito da minha profissão de manutenção, porém, também amo a prática de esportes e sou adepto e apaixonado por corrida de rua”, pontuou ele.

Como tudo começou
“No ano de 2014, com cerca de 95 quilos, comecei a treinar em uma academia da cidade para melhorar condicionamento físico e perder peso. Após meses de treino e muita corrida na esteira, houve, naquele ano, uma corrida de rua do Circuito Cidades Paulistas com uma etapa em Cosmópolis e, no dia 06/09/2015, foi a primeira vez que fui correr na rua e foi realmente um ‘AMOR à primeira vista’. Desde esta data, me tornei um CORREDOR DE RUA. Quando passou essa corrida, comecei a participar de um grupo que se reunia para correr e foi ali participando entre amigos que tudo começou para que hoje exista o Grupo Adventus Run Corrida e Caminhada”.

Missão e Valores
“Com a participação em treinos de corridas e idas em corridas na região, algumas pessoas me chamaram a atenção pelo seu jeito carinhoso de tratar as pessoas, pela atenção que davam aos outros, com respeito e amizade puros e verdadeiros; e aquilo acabou me aproximando delas e ali que descobri a Igreja Adventista do 7º Dia. Foi através das corridas e treinos entre amigos que minha esposa e eu viemos a conhecer a bíblia e o Amor de Deus para conosco e os Seus planos para cada um de nós. Após estudos aprofundados da bíblia, nos batizamos e conhecemos a mensagem de Saúde que é pregada pela igreja e, com incentivo de outros membros que também são adeptos da corrida, demos início ao Adventus Run Corrida e Caminhada para que pudéssemos levar saúde à toda comunidade. O dia 26/08/2018 foi a data de início do grupo, com 45 pessoas”.

O Grupo Adventus Run
“Hoje, com pouco mais de 02 anos de existência, o grupo no WhatsApp Adventus Run contém mais 130 pessoas, com atletas que vão desde a caminhada a atletas de corrida de alto nível. Já participamos de corridas em toda região e excursões para corridas tradicionais como a São Silvestre em São Paulo, Corrida de Montanha em Igaratá, Volta ao Cristo em Poços de Caldas, entre outras. Além disso, tivemos premiação de maior equipe por duas vezes, uma na corrida Quebrando Silêncio, em Hortolândia, com 71 inscritos, e na última edição, ano passado, na corrida Ekilíbrio, com 41 inscritos”.

Como funciona
“Para atender a essa galera toda, nossos encontros para treinos ocorrem regularmente de terça-feira, com treinos educativos de corridas e funcional; e às quintas, domingos e feriados, com corridas e caminhadas (embora os atletas do grupo todos os dias estejam em atividade e acabem interagindo com todos e se incentivando. Assim, todos os dias, acabam tendo algum treino)”.

Os treinos
Os horários são fixos de terça e quinta-feira, às 19 horas, e aos domingos e feriados, pela manhã, em pontos diferentes da cidade para que o grupo possa traçar percursos diferentes pelas ruas da cidade e, também, para que favoreçam os participantes que moram em bairros diferentes, portanto, o grupo é itinerante. “Correr leva atletas iniciantes e até mesmo os avançados a conhecer novas pessoas e novos lugares e descobrir pontos turísticos da nossa cidade, como a Ponte de Ferro, Gruta do Carrapicho, estradas rurais com suas belezas naturais, Represa, Cristo Redentor, Pedra Branca e as diversas praças de Cosmópolis; isso é muito bom. Com percursos que variam de 05 km a 20 km ou mais, em certas ocasiões, o Adventus Run recebe desde iniciantes até avançados, de modo que, durante os treinos, o iniciante sempre terá o incentivo de outros mais avançados para que possam atingir e superar metas e também se apaixonar pela corrida, como aconteceu comigo!”, relembrou Laércio.

Desafio e convite
“A corrida de rua e também qualquer outro esporte libera a endorfina, que é um hormônio que dá sensação de alegria. Então, correr é superar limites e desafios, uma vez que o adversário está dentro de cada um e, quando você supera isso, vem a melhor parte, que é você olhar para trás e dizer para você mesmo “eu venci”.Eu, como um dos organizadores do Adventus Run, acredito no potencial de cada um. Sei que, com esforço e dedicação, todos são capazes de quebrar limites e superar limites, pois, nascemos para ser vencedores.
Vencer o eu mesmo é o principal desafio e você, meu caro leitor, só precisa acreditar que você consegue. Persista que você descobrirá o quão forte você é!”, finalizou o atleta.