Com investimento de R$ 1,8 millhão, Sesi-SP inaugura Estação de Cultura em Cosmópolis

Foi inaugurada, na sexta-feira (9), a Estação Sesi de Cultura. O evento aconteceu no período da manhã e contou com a presença do Presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Sesi-SP, Paulo Skaf.
Além de Paulo Skaf, estiveram presentes na solenidade o Prefeito de Cosmópolis, Eng. José Pivatto, acompanhado da Primeira Dama do município, Lúcia Pivatto. Também compareceram vereadores e políticos de Cosmópolis e da região.
Assim que chegaram ao prédio, Skaf e todos os convidados foram recebidos por alunos integrantes das aulas de música do Sesi. Também estavam presentes atores caracterizados de super heróis.
Em seguida, Skaf acompanhou Pivatto em uma visita pelo prédio. Passando pela biblioteca, seguindo pelos outros espaços, o Prefeito foi apresentado à toda a estrutura montada no local pelo Sesi.
Na sequência, em um palco, Skaf e Pivatto discursaram ao público presente.
Pivatto, em seu discurso, disse que “nós, desde o início da nossa administração, temos nos preocupado em resgatar muitas questões importantes no nosso município, dentre elas, a educação e a cultura”.
O prefeito também ressaltou a importância do empreendimento que estava sendo inaugurado para a cidade. “A localização dessa Estação de Cultura é muito importante, de fácil acesso, principalmente, para a população das regiões mais populosas da cidade. Aqui nas imediações, nós temos sete escolas, creches e pré-escolas. Nós vamos poder atender uma população em idade escolar muito grande”, completou o prefeito.
Pivatto também agradeceu Skaf por ter realizado essa parceria com o município para que a instalação da Estação Sesi de Cultura pudesse ser montada na cidade.
Em seguida, foi a vez de Paulo Skaf discursar. Durante sua fala, o Presidente do Sesi lembrou do tempo que vinha sempre para Cosmópolis, principalmente, a trabalho. “Eu lembro que, há uns 30 anos, tinha uma fábrica, que industrializava produtos para nós, a Tecelagem Urca. Então, eu vim algumas vezes aqui. Cada vez que volto, eu lembro, e com boas lembranças, não só do trabalho, mas, também, de que eu tinha trinta anos a menos”.
Sobre a Estação Cultura, Skaf ressaltou que “sem dúvida nenhuma, vai dar condições a milhares de pessoas, milhares de jovens, enfim, a usufruírem de todos os recursos que estão aqui.
Eu estou muito feliz por estarmos com a missão cumprida aqui. E, agora, que essa Estação Cultural possa cada vez mais prestar serviços ao povo de Cosmópolis. A indústria realmente prioriza a educação e o investimento nas pessoas. E você investe nas pessoas dessa forma: com educação de qualidade, com cultura, com esporte, com lazer, formação profissional e emprego”, completou Skaf.

Educação
Também durante o discurso, Paulo Skaf ressaltou o papel da educação na vida das pessoas e também no futuro.
“Eu gostaria de chamar a atenção de todos sobre o fato da educação ter uma importância muito grande na vida das pessoas. Se, historicamente, sempre foi importante, hoje, é indispensável. Nós vivemos a quarta revolução industrial, nós vivemos em uma era nova. O mundo passa por uma grande revolução tecnológica. O mundo passa por grandes transformações; quer a gente queira ou não queira.
Muitas pessoas perguntam se a gente não corre o risco de acabarem profissões e acabarem setores. Isso não está na nossa mão. É um movimento global que irá acontecer de qualquer forma. O que nós temos que fazer é nos adaptarmos a ele e tirarmos o melhor proveito dele. Nós temos que aproveitar as novas profissões que vão aparecer, os novos setores que vão nascer. Isso aconteceu nas outras três revoluções. Só que, dessa vez, nunca foi tão importante a educação”, finalizou Skaf.

Após os discursos, aconteceu o descerramento da placa inaugural na entrada do prédio.
Durante entrevista coletiva, questionado sobre os serviços disponibilizados pelo Sesi, Skaf falou que “nós pretendemos, durante um ano, ter aproximadamente vinte a vinte dois mil atendimentos aqui. Isso é importante. É muito importante para a cidade e para a população poder ter uma estação como essa, moderníssima à disposição”.
Sobre os eventos que estarão disponíveis, Skaf disse que “pretendemos, aos domingos, ter alguns entretenimentos aqui também”, finalizou.
O prefeito José Pivatto também falou, em entrevista, sobre o papel da Prefeitura na construção desse novo espaço.
“A Prefeitura firmou o convênio e cedeu o terreno para que o espaço fosse concretizado”, disse o prefeito.
No entanto, Pivatto ressaltou que a obra faz parte de um contexto maior. Cosmópolis está pleiteando o título de município de interesse turístico. Nesse sentido, o novo espaço estaria sendo incluído no contexto do turismo de evento. “Nós vamos explorar, também, o turismo de eventos. Então, isso ajuda a atrair pessoas para conhecerem o nosso município”, afirmou o prefeito.

Além do aspecto cultural, a estação será importante espaço de inclusão digital e tecnológica, onde os usuários terão acesso a múltiplas plataformas de consulta e pesquisa. Eles poderão ler um dos 3 mil livros da biblioteca, que inclui autores clássicos e atuais, ou utilizar um dos 10 computadores do Espaço Multimídia para navegar na internet.
A Estação Sesi-SP de Cultura funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30, e das 10h às 17h30 aos sábados. Todas as atividades são gratuitas.