Comandados pelo ex-craque João Paulo, observadores do Guarani vêm à Cosmópolis em busca de jovens talentos

Ação aconteceu no campo do Vila Nova, clube da cidade

Nesta sexta-feira (28), foi realizada uma “peneira” no campo do Vila Nova, tradicional clube da cidade. Os garotos observados fazem parte das categorias dos nascidos em 2005, 2006, 2007 e 2008.
Membros da comissão de base do Guarani Futebol Clube, de Campinas, estavam presentes observando possíveis jovens talentos da cidade.

Entre os membros da comissão estava o ex-craque do Guarani, João Paulo. Hoje aposentado, ele brilhou muito no clube de Campinas nos anos 80. Tem passagens pela Liga Italiana e pela Seleção Brasileira, com destaque para a participação dele nos Jogos Olímpicos de Seul, ocasião em que o Brasil ganhou a medalha de prata.

Juntamente com ele, estavam outros dois membros das comissão de base do Bugre, o preparador de goleiros, Diogo Cerbasi e o auxiliar Edson “Pézinho”, ex-jogador com passagens pelo Guarani, Corinthians e Novorizontino. Eles trabalham nas categorias sub-15 e sub-17 do clube.

Os garotos que participaram do evento, em sua maioria, jogam na escolinha de futebol FutShow, onde são comandados pelos professores Marinho, Kleber e Jonas.

João Paulo diz que o clube está com algumas posições carentes em sua categoria de base: goleiro, lateral-direito, meia… Mas acrescenta que se notarem bons jogadores, a posição não importa.

Quando selecionado pela equipe de observação, o jogador terá 10 dias de testes no clube para ser avaliado com o grupo.

Ao ser perguntado sobre a diferença técnica entre seu tempo de profissional e hoje, o ex-jogador diz que naquela época era mais difícil. “Eram muitos talentos, principalmente o Guarani, falando do passado… Eram vários craques, e hoje é complicado… A equipe do passado, jogaria hoje facilmente, mas a equipe que joga hoje teria dificuldades com os mais antigos”, finalizou João Paulo.