Começar a estudar com antecedência: o segredo para ser aprovado em um concurso público

Professor Ezequiel Augusto dos Santos Viana explica os inúmeros benefícios de se tornar um funcionário público

Professor do CEC – Cosmópolis

Nestes tempos de pandemia em que muitos trabalhadores perderam seus empregos, uma categoria tem se destacado por ser pouco afetada: a dos funcionários públicos. Segundo o professor Ezequiel Augusto Viana dos Santos, diretor do Centro Educacional Cosmópolis e funcionário público na rede municipal de ensino da cidade de Artur Nogueira, “sem o funcionalismo público, não há como a máquina pública andar. E por mais contingenciamento e cortes que os governos pretendam e prometam, não há como o Estado ficar sem servidores”.
Para Ezequiel, vale muito a pena investir em estudos, prestar concurso e ingressar na carreira pública. “Para conquistar a tão sonhada vaga em um cargo público efetivo, o futuro servidor depende basicamente de seu próprio esforço. Claro que não é algo fácil e simples. Requer muito estudo e dedicação, mas não há apadrinhamento ou as famosas indicações que imperam no serviço privado. Infelizmente, o nepotismo ainda existe para cargos públicos em comissão, mas isso é cada vez menor graças à força da tecnologia e às regras de transparência”.
E as vantagens não param por aí. Ezequiel destaca a estabilidade (o funcionário só pode ser demitido em casos muito graves), férias diferenciadas (parceladas em até 3 vezes), folgas em feriados e pontos facultativos (além de recesso, em caso de profissionais da educação, por exemplo), salário nunca abaixo do mínimo, além de gratificações, bonificações e plano de carreira. É claro que existe uma contrapartida, ou seja, a necessidade de o funcionário estar em permanente aperfeiçoamento – como cursos, capacitações – para evoluir na carreira.
Com tantas vantagens, não é por acaso que as pessoas têm buscado cada vez mais uma colocação no setor público. Assim, aumenta a concorrência, e o segredo para a tão sonhada aprovação, segundo o professor, é começar a estudar o quanto antes. “O erro da maioria dos candidatos é começar a estudar somente quando o edital do concurso almejado é publicado, pois isso ocorre em torno de 2 meses antes da aplicação da prova. Ou seja, é pouco tempo para absorver todo o conteúdo previsto. Por isso, destacam-se os candidatos que começam a se preparar meses e até anos antes do certame, focando inicialmente em Língua Portuguesa e Matemática e estendendo os estudos para as matérias específicas na sequência”.
Em Cosmópolis, o CEC (Centro Educacional Cosmópolis) oferta cursos preparatórios para diversos certames da região e do Estado, tendo alto índice de aprovação entre seus alunos. A próxima turma de “Português e Matemática para Concursos Públicos” está prevista para iniciar no dia 15 de setembro. As aulas acontecerão toda terça-feira, das 19h às 23h, e o curso será rápido – até dezembro. “Teremos um concurso de bolsas para esse curso, a fim de darmos a oportunidade de mais pessoas se prepararem para os concursos que acontecerão no fim deste ano e início do próximo”.
A prova está programada para o dia 8 de setembro, às 19h. Para participar, basta comparecer à escola e efetivar a inscrição com o pagamento da taxa de custo no valor de R$ 20,00.