Professor Ezequiel Augusto dos Santos Viana explica os inúmeros benefícios de se tornar um funcionário público
Nestes tempos de pandemia em que muitos trabalhadores perderam seus empregos, uma categoria tem se destacado por ser pouco afetada: a dos funcionários públicos. Segundo o professor Ezequiel Augusto Viana dos Santos, diretor do Centro Educacional Cosmópolis e funcionário público na rede municipal de ensino da cidade de Artur Nogueira, “sem o funcionalismo público, não há como a máquina pública andar. E por mais contingenciamento e cortes que os governos pretendam e prometam, não há como o Estado ficar sem servidores”.
Para Ezequiel, vale muito a pena investir em estudos, prestar concurso e ingressar na carreira pública. “Para conquistar a tão sonhada vaga em um cargo público efetivo, o futuro servidor depende basicamente de seu próprio esforço. Claro que não é algo fácil e simples. Requer muito estudo e dedicação, mas não há apadrinhamento ou as famosas indicações que imperam no serviço privado. Infelizmente, o nepotismo ainda existe para cargos públicos em comissão, mas isso é cada vez menor graças à força da tecnologia e às regras de transparência”.
E as vantagens não param por aí. Ezequiel destaca a estabilidade (o funcionário só pode ser demitido em casos muito graves), férias diferenciadas (parceladas em até 3 vezes), folgas em feriados e pontos facultativos (além de recesso, em caso de profissionais da educação, por exemplo), salário nunca abaixo do mínimo, além de gratificações, bonificações e plano de carreira. É claro que existe uma contrapartida, ou seja, a necessidade de o funcionário estar em permanente aperfeiçoamento – como cursos, capacitações – para evoluir na carreira.
Com tantas vantagens, não é por acaso que as pessoas têm buscado cada vez mais uma colocação no setor público. Assim, aumenta a concorrência, e o segredo para a tão sonhada aprovação, segundo o professor, é começar a estudar o quanto antes. “O erro da maioria dos candidatos é começar a estudar somente quando o edital do concurso almejado é publicado, pois isso ocorre em torno de 2 meses antes da aplicação da prova. Ou seja, é pouco tempo para absorver todo o conteúdo previsto. Por isso, destacam-se os candidatos que começam a se preparar meses e até anos antes do certame, focando inicialmente em Língua Portuguesa e Matemática e estendendo os estudos para as matérias específicas na sequência”.
Em Cosmópolis, o CEC (Centro Educacional Cosmópolis) oferta cursos preparatórios para diversos certames da região e do Estado, tendo alto índice de aprovação entre seus alunos. A próxima turma de “Português e Matemática para Concursos Públicos” está prevista para iniciar no dia 15 de setembro. As aulas acontecerão toda terça-feira, das 19h às 23h, e o curso será rápido – até dezembro. “Teremos um concurso de bolsas para esse curso, a fim de darmos a oportunidade de mais pessoas se prepararem para os concursos que acontecerão no fim deste ano e início do próximo”.
A prova está programada para o dia 8 de setembro, às 19h. Para participar, basta comparecer à escola e efetivar a inscrição com o pagamento da taxa de custo no valor de R$ 20,00.