Comemoração à Nossa Senhora Aparecida movimenta fieis

Carreata passou por várias ruas da cidade, totalizando 15 quilômetros

Na terça-feira (12), feriado em homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, houve programação religiosa durante todo o dia, planejada pela equipe da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que tem como pároco responsável o Padre Antonio Ramildo. Este ano, devido a pandemia, as comemorações foram mais restritas, focadas somente na parte religiosa.
O Glorioso Dia começou às 6h, com Ofício de Nossa Senhora; às 11h30, teve Consagração à Nossa Senhora; às 15h00, aconteceu a Carreata; e às 18h00, a comemoração teve encerramento com a Celebração Eucarística e Coroação de Nossa Senhora Aparecida.
A carreata percorreu várias ruas da cidade, com saída em frente à Praça Monsenhor Rigotti, onde fica a Igreja Nossa Senhora Aparecida, passando em frente das Paróquias Santa Gertrudes, Sagrado Coração de Jesus e São Benedito. Também passando em frente as Comunidades Santo Antonio, São Judas Tadeu e Santa Terezinha, totalizando 15 km, que foram percorridos num total de 3 horas. O movimento teve a participação de cerca de 800 fieis que participaram caminhando, 200 carros, além dos que foram de moto, bicicleta, camihão e até trator.
Ailton Claro, Coordenador da Comissão de Eventos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, conta alguns detalhes sobre o evento e deixa o seu recado a todos que participaram de alguma forma. Confira:
“Durante o percurso, nos deparamos com muita manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora. Vários momentos emocionantes que, somente quem participa, consegue vivenciar. São muitas famílias que ficam em frente de casa, aguardando a passagem da Imagem. Algumas casas montam altar em frente de sua casa, enfim, são várias as formas que a população utiliza para demonstrar a sua fé e devoção. Neste ano, teve uma mulher que caminhou os 15 km com uma imagem de Nossa Senhora em suas mãos. Esse gesto chamou muito a atenção das pessoas que participaram.
Os fieis acompanham em seu próprio carro, moto, bicicleta, vans, caminhões e, neste ano, tivemos um senhor que foi com o seu trator, com uma carretinha, com alguns bancos, e transportou algumas pessoas que quiseram participar da carreata.
A imagem de Nossa Senhora foi levada numa caminhonete, devidamente preparada, em um andor coberto de flores. Nós demos a ELA o destaque merecedor.
Como nos anos anteriores, tivemos muitas pessoas que se disponibilizaram a ajudar e, com isso, fazer com que esse evento se torne único. Muitos doaram água e montaram pontos de apoio durante o percurso, onde os que caminhavam podiam matar a sede. Temos um grupo de pessoas que arrecadam flores. Este ano, foram doadas mais de 10 mil rosas. Essas flores são abençoadas e depois distribuídas às pessoas pelas ruas por onde a carreata passa. Tivemos o apoio da Polícia Municipal, que foi à frente da carreata, organizando o trânsito por onde passávamos. Houve o apoio de uma ambulância, gentilmente cedida pela Prefeitura, que acompanhou a carreata e ficou à disposição até o final da celebração da missa campal. Nesta ambulância, tínhamos um médico e uma enfermeira prontos ao atendimento caso necessário. Além da ambulância, também colocamos a Kombi da Paróquia, onde tínhamos mais duas enfermeiras de prontidão. 10 carros deram apoio à organização, onde foram transportados água e flores. Estes carros também estavam preparados para eventuais emergências. Com um trio elétrico, contratado pela Paróquia, seguimos pelas ruas, cantando, rezando e motivando os participantes.
Em nome da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram para que a 22ª Carreata da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida da cidade de Cosmópolis se realizasse. A você que se doou ou doou alguma coisa; a você que participou conosco a pé, em seu carro, moto ou bicicleta; e você que rezou conosco para que tudo se realizasse de forma segura e com muita devoção, o nosso MUITO OBRIGADO e que NOSSA QUERIDA MÃE DE APARECIDA te conceda infinitas bênções. Até o próximo ano com a proteção de Deus!”