Comércios se mantêm abertos nesta segunda-feira

Flexibilização permitida pela Prefeitura dá ânimo aos comerciantes

Os comércios de Cosmópolis se mantêm abertos nesta segunda-feira (08), seguindo a flexibilização permitida pela Prefeitura de Cosmópolis. Distanciamento, uso de álcool em gel, número reduzido de pessoas dentro do estabelecimento e uso de máscara estão entre os cuidados tomados pelos comerciantes, que sentem um ânimo a mais para enfrentar a pandemia, que tem diminuído a movimentação de clientes de uma forma geral. Outros comerciantes continuam de portas abertas, mas, com acesso restrito ou proibido, atendendo somente no sistema de delivery ou ainda drive-thru.

Comerciantes

Veja alguns depoimentos de comerciantes locais.

“Concordo com a reabertura do comércio, pois, acredito que os comerciantes, em sua totalidade, estão tomando todas as medidas de segurança para a não propagação da Covid-19. Junto a isso, a população também deve colaborar, saindo somente em casos de necessidade.

Aqui na Art Studio, além do distanciamento, álcool em gel e o uso de máscaras, disponibilizamos as vendas pelo WhatsApp e redes sociais ou delivery. Com isso, conseguimos com que menos pessoas circulem pelas ruas.

Esse conjunto de ações, com certeza, evitará um maior contágio e também uma crise ainda maior no comércio local.

Desde que haja responsabilidade de todos, acredito que tudo ficará bem”, afirma a comerciante Adriana Figa Teshima, da Art Sudio, localizada na Avenida Ester.

“Os comércios não têm culpa de nada. Se o cidadão pode ir ao banco, mercado, farmácia, material de construção, posto de combustível, por que ele não pode ir no comércio também? Não é o comércio que está proliferando o vírus, e sim, os pancadões, as festas clandestinas, lugares onde os jovens fazem uso de narguilé, passando de uma boca para a outra, trazendo o vírus para casa… Segure um pouco os jovens em casa, não os deixe ir em festinhas, aglomerações, para não trazerem os vírus para casa.

Eu até gostaria que meu comércio formasse fila, mas, a situação não é essa… Infelizmente, não sei o que será de nós, comerciantes, nesta pandemia. Se não passar isso, se não imunizar todos logo, para voltarmos ao normal, para podermos sair de casa com segurança, com confiança, não sei o que será de nós… Podem fazer campana na Avenida e verão que não tem aglomeração no comércio.

Para quem é funcionário, e tem o salário garantido, tanto faz, ficar em casa ou trabalhar, mas, para nós, comerciantes, com porta aberta, impostos, aluguel, funcionários, contas fixas para pagar, o fechamento se transforma em agonia. Cosmópolis vive do comércio local; é ele que sustenta a cidade.

Há um ano, tem um ponto excelente na Avenida Ester que está fechado, para alugar… um ponto como este era disputado a tapas no passado. É muito triste e preocupante a situação que estamos passando…

Todos os comércios devem ficar abertos, e todos devem tomar os devidos cuidados”, conclui Rosane Decresci, da loja Vitória & Rosane Multimarcas.

 

Flexibilização

O Prefeito de Cosmópolis, Junior Felisbino (PP) anunciou, na quinta-feira (4), que a cidade seguirá na fase vermelha, determinada pelo Governo do Estado de São Paulo, mas com flexibilização para os comerciantes locais.

O anúncio feito durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, afirma que vai liberar o comércio para funcionar seguindo todos os protocolos sanitários exigidos. A decisão tomada se baseia no cenário do município comparado a outras cidades do Estado de São Paulo.

“Nossa decisão foi tomada em conjunto com os Secretários e a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, que discutiu a realidade de Cosmópolis. Não podemos nos comparar com São Paulo e Campinas, visto que não temos os mesmos padrões dos centros desses municípios. Pensando nisso, vamos seguir as recomendações do Estado, porém, flexibilizando para nossos comerciantes locais, que são responsáveis por 80% dos empregos no nosso município”, afirma o Prefeito Junior Felisbino.

Os demais serviços como, academias e salões de beleza, considerados pelo Plano de Governo como não essenciais, continuarão funcionando normalmente, com toque de recolher às 20h. Já os bares e restaurantes podem atender o público com limite de capacidade até o horário permitido e, logo após, devem seguir com sistema de retirada no local ou delivery.

 

Repercussão

No último sábado (06), vários comerciantes fizeram um buzinaço contra as medidas restritivas do Estado, determinadas pelo Plano São Paulo, e percorreram as ruas principais da cidade.

Cosmópolis também foi manchete em várias mídias e emissoras da região.

 

Atendimento na Prefeitura

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, “a Prefeitura está trabalhando normalmente das 8h às 16h. Houve o afastamento das pessoas com mais de 60 anos, e cada setor do prédio está fazendo rodízio”.

 

Consórcio para compra de vacinas

O Chefe do Executivo também anunciou esta semana a oficialização sobre a intenção de Cosmópolis integrar o consórcio público, idealizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para a aquisição de vacinas para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.