Como a massagem pode influenciar no estresse?

Tensão pode ser causada por três fatores: físico, químico e emocional

Stress, ou estresse, é tensão e pode gerar doenças que são chamadas psicossomáticas. No entanto, há estudiosos que chamam tais doenças de Doenças de Tensão.
O stress pode ser causado por três fatores: físico, químico e emocional.
Fator físico:
• Sedentarismo;
• Acidentes;
Fator químico:
• Nicotina;
• Cafeína;
Fator emocional:
• Depressão;
• Ansiedade.
O stress pode ser dar também pelos três fatores juntos. Pois um está relacionado ao outro, e quando a mesma tensão se repete frequentemente, nós nos adaptamos a ela, porém, sua adaptação vai diminuir a nossa capacidade de suportar uma nova tensão, como, por exemplo: podemos nos adaptar ao café, a nicotina, ao álcool, a insônia, a ansiedade, mas ficamos sem tolerância aos problemas emocionais que podemos ter.
Todos apreciam uma massagem, dos bebês às pessoas idosas, todos se beneficiam com esta forma poderosa de comunicação. Com auxílio efetivo de relaxamento, a massagem ajuda aliviar o stress, músculos tensos e doloridos, aliviando dores de cabeça e dificuldades para dormir.
Ainda me deparo com pessoas que acreditam que as técnicas manuais, como a massagem relaxante, se direcionam apenas a um público com o poder aquisitivo alto ou como algo luxuoso inalcançável por muitos. Em uma analogia simples, hoje, somos capazes de investir em tantas coisas que beneficiam e melhoram nossas interações diárias, tornando nossa vida mais simples e prática, por que não investimos em saúde preventiva?
O primeiro grande objetivo, que é o relaxamento, é obtido através da liberação do hormônio chamado endorfina, substância que o organismo fabrica para se proteger. É uma substância analgésica que é lançada na corrente sanguínea durante a massagem. A pele possui uma vasta rede de terminações nervosas sensitivas que captam os toques e fazem transmissão para o cérebro que, por sua vez, dá o comando para a liberação da substância.
Normalmente, após uma sessão de massagem bem aplicada, as pessoas referem-se à sensação de bem-estar e sonolência (leveza, corpo “mole” e relaxado) – este estado nada mais é do que o efeito da endorfina.
O massoterapeuta deve orientar o cliente para que simplesmente abra os canais sensoriais e receba passivamente os benefícios do toque, já que o profissional deve procurar esquecer os outros sentidos e aguçar o tato, que na massagem é o mais importante.
Quando se toca em alguém, instala-se um grande vínculo, um poder. É oportuno dizer que o massoterapeuta é um dos profissionais que mais consciência deve possuir, já que ele entra na intimidade de seu cliente, que nos entrega o que mais tem de precioso: seu corpo.

Clayton Maciel – Massoterapeuta Clínico e terapeuta holístico. Atendimentos com hora marcada. Casa Argila – Rua Valter Zacharias, 283, Rosamélia 2 . F. (19) 98249-6959