Como acessar a carteira digital de vacinação no aplicativo do Poupatempo

Plataforma estadual conta com banco de dados próprio, o sistema VaciVida

O aplicativo Poupatempo Digital permite a consulta da versão digital da carteira de vacinação contra a Covid-19, para comprovar a primeira, segunda e terceira doses, além de contar com lembretes de imunização. Os cidadãos de todos os 645 municípios paulistas podem obter o documento de forma gratuita, prática e segura. Em 2021, os acessos ao comprovante vacinal por meio do app chegaram a 8,5 milhões.
O documento traz informações sobre as doses, data da vacinação, o profissional vacinador, nome e registro do local, fabricante e o número do lote da vacina aplicada. A ferramenta também permite baixar e fazer a impressão do comprovante, se necessário, e consta um QR Code que comprova os dados do cidadão.
A plataforma estadual é abastecida pela plataforma VaciVida, desenvolvida pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde. O banco de dados vacinais oficial do Governo de São Paulo adota rígidos protocolos de segurança digital e aplica as melhores práticas nacionais e internacionais.
“O aplicativo do Poupatempo reúne em um único lugar os serviços públicos do Estado, com cerca de 170 opções online, disponíveis na palma de mão, 24 horas por dia. Relacionadas à vacinação, são três funcionalidades: o pré-cadastro, carteira digital e a validação do certificado de vacinação”, diz Murilo Macedo, diretor da Prodesp, empresa que administra o programa Poupatempo.
Lançado em maio de 2020, o Poupatempo Digital já foi baixado mais de 8 milhões de vezes. O aplicativo está disponível gratuitamente para download tanto na Google Play quanto na App Store.