Como arrumar um emprego durante a crise dos dias atuais sem entrar em desespero e com segurança

Muitas pessoas acreditaram que a crise que se instalou no País estivesse próxima do final, mas, isso está bem longe de acontecer. O Brasil vai demorar alguns anos para começar a se projetar no cenário mundial como um país em desenvolvimento. Enquanto isso, a população sofre com o desemprego que assola o Brasil.
Segundo profissionais da saúde, o desemprego é uma das principais causas da depressão, pois, como consequência, vêm a tristeza, o ódio, a insegurança e outros sentimentos que prejudicam a estrutura psicológica do indivíduo.
Para muitos, o desemprego é motivo de desespero total, porém, até o desemprego tem seu lado bom, pois, a pessoa que mantém a calma e está aberto a novas propostas e novos desafios, poderá encontrar no desemprego um novo sentido à vida.
O ser humano gosta muito de viver na sua zona de conforto e, geralmente, não está aberto a novos desafios, o que faz com que não experimente novas emoções. E é em momentos de crise que novos horizontes podem surgir. Acabamos experimentando novas sensações que jamais poderíamos imaginar. É neste momento que podemos visualizar novos horizontes.
Temos aquele velho ditado que diz que, em tempos de “CRISE”, tire o “S” e transforme em “CRIE”. E é bem isso mesmo, esse pode ser um bom momento de transformação. O ser humano tem uma capacidade enorme de absorver conhecimento, mas, para isso, tem que desafiar. Hoje, na era da informática, as informações estão em todo lugar e o tempo todo; em frações de segundos, temos informações do mundo todo.
Nos momentos de crise é que a pessoa deve buscar oportunidades diferentes. Hoje, muita coisa é gratuita, cursos, palestras, tutorais, enfim, é uma infinidade de informações, basta ver o que realmente gosta e investir tempo pra isso, e não estamos falando em dinheiro, somente em tempo, pois, muitas coisas independem de dinheiro, mas sim, de criatividade.
E agora não tem mais jeito, é preciso se qualificar, buscar conhecimento, se requalificar a todo momento. Com a era da informática, não podemos reclamar, existem muitos recursos para se aprimorar, são cursos on line totalmente gratuitos, palestras, workshops, enfim, uma infinidade de opções para escolher.
Porém, um emprego fixo, devidamente registrado, nem sempre é motivo de satisfação da pessoa; e isso acontece porque o candidato não se preparou para buscar um emprego e, no momento de desespero, acaba aceitando qualquer função. Voltamos a falar, quem não planeja a vida profissional, sempre terá insatisfação no emprego. Faça uma autoanálise e veja o que realmente te faz feliz para a vida profissional. Você pode estar empregado e infeliz e a única coisa que pode te trazer felicidade é um emprego que realmente te realize, e somente você saberá o que realmente te satisfaz. Não está contente onde trabalha, foque em algo prazeroso e vá à luta; você consegue, desde que tenha foco e perseverança.
Você não está conseguindo emprego? Pare e veja como está sua vida profissional, veja os cursos que fez, veja como está sua escolaridade, e seja frio nesta análise, pois, o mundo dos empregos, hoje, é extremamente competitivo, e

Coach Odair Camargo
Consultor RH
Headhunter and Coaching

aprimoramento e aperfeiçoamento profissional fazem parte de quem busca uma recolocação. Elabore um bom curriculum, faça uma reprospectiva da sua vida profissional, se valorize e busque informações. A globalização veio para ficar e funcionário globalizado é funcionário informado. Sucesso pra você na busca de um novo emprego!