Como conquistar um rosto equilibrado?

Quem nunca foi surpreendido com uma espinha? Elas fazem parte do nosso cotidiano e podem variar de grau e, se não cuidadas, podem virar feridas e cicatrizes.
Grande parte da população brasileira possui pele oleosa, seja por conta do clima quente do nosso país, fatores genéticos, hormonais, stress e alguns hábitos ligados ao estilo de vida.
A pele oleosa tende a uma produção exacerbada de sebo, apresenta brilho intenso, alta umidade e sensação pegajosa. Os poros se apresentam dilatados e com tamanhos irregulares e, na maioria das vezes, ela vem associada a acne (espinhas e cravos).
Existem 5 graus de Acne:
Grau 1 – Não inflamatória
É a forma mais simples de acne, é comum aparecer na adolescência caracterizada por comedões (cravos pretos e brancos) na testa, nariz e bochechas.
Grau 2 – Acne Pustulosa
É a presença de comedões (cravos pretos e brancos), pápulas (espinhas sem pus apenas ponto avermelhado) e pústula (espinha com pus).
Grau 3 – Acne Nódulo
Além de cravos e espinhas, o grau é caracterizado por nódulos internos, podendo estar em rosto, costas e tórax, ficam próximas umas das outras, são muito avermelhadas e causam dor.
Grau 4 – Acne Conglobata
Conjunto de lesões próximas umas das outras com pus, podendo causar abscessos e fístulas na pele, causando deformação.
Grau 5 – Acne Fulminante
Surge repentinamente e é acompanhada de febre, dor na articulação e mal estar; mais comum em homens, se manifesta no peito, costas e rosto.
Além dos graus de Acne, esxitem as relacionadas com a causa que originou:
– Acne neonatal – 3 meses de idade, presença de cravos e espinhas em recém–nascidos devido a alterações hormonais.
– Acne medicamentosa: causada por efeitos colaterais de medicamentos.
– Acne solar: surge após exposição intensa ao sol.

Como lidar com o excesso de brilho, acne, cravos e poros dilatados?
Procure por um dermatologista e realize limpeza de pele regularmente.

Cuidado diário da
Pele Oleosa
Ninguém quer sair por aí com o rosto pingando, mas, na medida certa, a oleosidade é fundamental para a pele. Assim, é preciso alcançar um equilíbrio entre hidratação natural e produção excessiva de óleo e, para isso, você precisa escolher produtos adequados às suas necessidades. Opte por cosméticos livres de óleo, não comedogênicos – que não influenciam na produção de cravos -, e que deem a sensação de toque seco com acabamento matte.
1. Evite lavar o rosto várias vezes ao dia; pode-se ter um efeito rebote. Lave o rosto 2x ao dia, de manhã e à noite, com um sabonete líquido com bons ativos para pele oleosa.
2. Passe tônico, ele ajuda a regular o Ph da pele. Procure por um que já auxilie em reduzir os poros dilatados.
3. Passe um hidratante com ativos para pele oleosa. Peles oleosas também ficam desidratadas, mas, ao invés de apresentarem aspecto

Lívia Madsen Lopes
Bacharel em Estética – Universidade Anhembi Morumbi e Especialista em Acupuntura.
Rua Vitório Natali de Faveri, 57 – Vila Guilhermina
Cosmópolis.
Telefone: (19) 99870 0864

seco, elas ficam mais brilhosas. Então, já sabe: hidratação adequada é essencial!
4. Jamais esprema ou cutuque. As lesões podem inflamar e infeccionar a pele, agravando-se. Tenha sempre um secativo.
5. Não exagere no uso de cosméticos/maquiagem para disfarçar as espinhas. Eles podem entupir os poros e piorar o aspecto das lesões.
6. Evite exposição solar para tentar secar as espinhas, que podem voltar ainda piores, acompanhadas por manchas.
Não tem mistério! Para manter a sua pele equilibrada, você precisa estabelecer uma rotina de cuidados diários. Depois de escolher os cosméticos que sejam ideais para suas necessidades, três passos simples são suficientes: limpar, hidratar e proteger. Além de se prevenir dos danos do sol, muitos filtros, hoje, ainda auxiliam no controle da oleosidade.