Óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, correias, fluido do radiador, velas, cabos de velas, bobinas, tudo deve ser verificado
Nesta matéria, iremos passar algumas dicas básicas, para aumentar a vida útil do motor do seu veículo. Iremos citar alguns pontos importantes, como se atentar nas manutenções periódicas, feitas nos veículos. É importante lembrar que, caso tenha o manual do veículo, sempre siga as recomendações de manutenção do manual. Mas, via de regra, pode-se seguir estas dicas.
Nunca esqueça de fazer a verificação periódica do nível do óleo do motor, através da vareta de óleo, a cada 1.000 km. Nos veículos mais novos, devido ao uso de óleos cada vez menos viscosos, (ou o popularmente conhecido óleo mais fino), é comum o motor consumir um pouco de óleo e, ocasionalmente estando na marcação mínima da vareta, deve ser completado com óleo da mesma viscosidade usada na troca do óleo.
Também é bom lembrar que o óleo tem validade. Óleos minerais devem ser trocados a cada 5.000 km ou 6 meses; óleos semissintéticos, a cada 7.000 km ou 6 meses; e sintéticos, a cada 10.000 km ou 12 meses. Isso em uso normal, ou seja, maior parte do uso em estrada; em caso de uso severo, que se aplica quando maior parte do uso é urbano, deve reduzir o período de troca pela metade.
O filtro de óleo deve ser trocado em todas as trocas de óleo. Os filtros de combustível e filtro de ar também devem ser trocados periodicamente (filtro combustível 10.000 km; e filtro de ar entre 20.000 km e 30.000 km dependendo do veículo).
Nas correias do motor, juntamente com seus rolamentos e tensores, também deve ser feita verificação a cada 20.000 km, e sua troca pode variar bastante de acordo com cada modelo de veículo. Em média, a troca da correia é entre 50.000 km e pode chegar, em alguns veículos, até 160.000 ou 5 anos.
O fluido de radiador, que já foi citado em uma matéria anterior, deve ser verificado periodicamente. Caso haja necessidade de completar, nunca utilize água, sempre o fluido apropriado para o sistema, afim de evitar possíveis problemas de corrosão no sistema. O fluido deve ser trocado entre 30.000 km e 60.000 km ou 5 anos.
Na parte de ignição do motor, devemos cuidar dos seguintes itens, como exemplos, velas, cabos de velas e bobinas. Esses componentes têm um papel importante no desempenho dos veículos e também no consumo de combustível, e sua vida útil, varia de acordo com o modelo do veículo. Em média, a troca é feita entre 40.000 km e 100.000 km.
Importante lembrar que todas estas manutenções citadas no texto são feitas de forma gradativa, o que torna a manutenção preventiva, relativamente barata se compararmos com manutenção corretiva, que é feita quando há um problema, no veículo.
Adriel Azevedo
Azevedo’s Car
Reparo de módulo de injeção, Suspensão, Freio, Motor, Injeção
F. (19) 3872-4249
Rua Gustavo Epprecht, 386 – Real Center – Cosmópolis
www.azevedoscar.com.br
contato@azevedoscar.com.br