Como cuidar do seu veículo no inverno

É importante ficar atento a possíveis falhas na partida a frio dos veículos flex

Adriel Nogueira de Azevedo Mecânico de automóveis Azevedo Car Auto Center F. 3872-4249

O inverno está quase acabando, mas os veículos requerem alguns cuidados especiais. É importante ficar atento a possíveis falhas na partida a frio dos veículos flex que estão abastecidos com etanol e movidos somente a etanol.
Estes veículos, em sua maioria, utilizam um sistema de partida a frio, com reservatório de gasolina, que deve estar sempre limpo e abastecido, com gasolina, de preferência, aditivada, pois a mesma tem uma vida útil maior que a gasolina comum.
Outro item que é extremamente importante é a bateria, e seu desgaste deve ser monitorado, por um profissional qualificado, pois a incidência de defeito neste componente é maior no inverno. Outros componentes do motor também não devem ser esquecidos, como exemplos velas, cabos de velas, bicos injetores, fluido do arrefecimento, óleo do motor e filtros.
Estes itens citados devem estar com sua manutenção sempre em dia para evitar possíveis defeitos na partida a frio do veículo.
Agora, iremos falar do filtro de cabine (mais conhecido como filtro do ar condicionado). Este item, geralmente, fica esquecido no inverno, pois, muitos condutores não utilizam ar condicionado no inverno, mas, nos períodos de frio, geralmente, utilizamos o veículo com os vidros fechados, e o ar que entra passa pelo filtro de cabine, que, quando está contaminado com poeira, gera problemas relacionados a rinite alérgica, proveniente dos ácaros contidos no filtro de cabine vencido.
Devemos ficar atentos também com as lâmpadas dos veículos, pois, é comum ocorrer neblina nos períodos da manhã e à noite, e a sinalização do veículo deve estar em ordem para evitar possíveis acidentes. E para finalizar, uma dica que ajuda bastante é se você utiliza seu veículo flex, em trajetos curtos, que duram menos de 30 minutos, o ideal é utilizar somente gasolina, pois, se o percurso for muito curto, o motor não atinge a temperatura ideal de trabalho, e como o etanol tem uma porcentagem de água, essa água não evapora na combustão do motor quando ele está frio. Teremos uma contaminação precoce do óleo do motor e, consequentemente, irá comprometer a vida útil do motor.