Como cuidar dos pés durante o verão e evitar micose

Pés com micoses, rachaduras no calcanhar, unhas feias e uma pele seca e descascada se tornam menos apresentáveis na praia ou na piscina. Além disso, nesses ambientes, o risco de contrair doenças nos pés e unhas pode ser maior. “Alerta e cuidado são suficientes para manter os pés bem apresentáveis e com saúde. As doenças nos pés mais comuns no verão são: Pé de Atleta, Frieiras ou Micoses”, comenta Eduardo da Silva, podólogo.

Sintomas
Os principais sintomas para essas doenças, segundo o especialista, são: vermelhidão na pele, descamação, coceira no meio dos dedos, lesão com borda avermelhada, descamação esbranquiçada, feridas entre os dedos. “Sapatos ou chinelos de borracha, de plástico, podem causar mais irritações no verão, período do ano em que os pés suam em demasia, favorecendo o aparecimento de fungos causadores do Pé de Atleta, Frieiras ou Micoses”, explica o especialista.
“Se perceber alguns desses sintomas, além de diminuir ou interromper o uso do calçado, pode-se tentar utilizar sapatos forrados com tecidos de algodão”, indica Eduardo.

Cuidados
A pele da planta do pé – assim como a da palma da mão – é mais grossa. “Não há necessidade ser lixada constantemente, como muitas pessoas fazem. Com o uso excessivo de lixas, o corpo entende que o pé encontra-se sempre em terreno difícil e se defende, engrossando a pele cada vez mais. Para quem quer um pé lisinho, o ideal é diminuir o uso da lixa e aumentar o de cremes e/ou loções esfoliantes, sem esquecer a hidratação diária com os cremes para os pés”, explica o podólogo. “A pele do pé é tão importante quanto qualquer outra do corpo. Não podemos deixar de fazer uso de protetor solar no dorso do pé, pois, é uma região bastante exposta ao sol – tanto na praia quanto na piscina”, completa sobre os cuidados com os pés.

Para uma boa hidratação, o uso de cremes é o mais recomendado. Cobrir os pés com sacos plásticos após a aplicação aumenta a absorção. Outra boa forma de melhorar a ação do hidratante é usá-lo após o banho.

Dicas
Eduardo dá dicas importantes para manter os pés saudáveis e sem doenças:
– Dê preferência para meias de algodão, que permitam que os pés respirem;- Se possível, troque as meias duas vezes ao dia. “Nesse período do ano em que os pés suam em demasia, o aparecimento de fungos fica favorecido”, explica;
– Areje seus calçados após o uso, deixando-os por pelo menos duas horas em local aberto e ventilado;
– Seque bem os pés, principalmente, entre os dedos;
– Procure seu podólogo para fazer corte técnico das unhas todos os meses.
“É importante também que, se perceber qualquer alteração, procure seu médico para avaliação e tratamento precoce, evitando o agravamento do problema”, conclui Eduardo.

Eduardo da Silva
Podólogo e especialista em pés de diabéticos
Atende na Rua Francisco de Mário, 1001 – Bela Vista III, perto do Hospital Santa Casa – Cosmópolis
Fone: 19 98228 7273