Como devo me portar na confraternização de fim de ano do meu trabalho?

Momento é de agradecer pelo emprego, pelos amigos e por mais um ano vencido. Mas, como toda festa, temos regras a serem respeitadas

E chegou o fim do ano, momento de descontrair, relaxar um pouco, celebrar a vida, os amigos, o trabalho. E nada melhor do que fazer isso com aqueles que, ao longo do ano, estiveram conosco, lembrando que passamos a maior parte do nosso dia no nosso trabalho. Então, é momento de celebrarmos a vida.
A confraternização da empresa é sempre um evento especial para os funcionários e familiares. Como a pandemia perde força dia a dia, este ano, será uma retomada das festas de fim de ano das empresas. Será um momento muito esperado por todos. Momento de agradecer pelo trabalho, pelos amigos de trabalho e por mais um ano vencido. Mas, como toda festa, temos regras. Se soubermos respeitá-las, teremos bons momentos ao lado dos nossos colegas de trabalho. Vamos deixar aqui alguns itens importantes a serem observados:

Comportamento na festa: Busque ser elegante e sóbrio durante a festa. Lembre-se, muitos estão olhando para você. É o momento de fazer uma boa imagem perante a empresa.

Hora de chegar e hora de ir embora: Seja arrojado, não chegue muito atrasado na festa. Quem se atrasa é noiva, e saiba muito bem a hora de ir embora, não seja o último a fechar a porta.

Bebidas e cigarros: mesmo sendo uma festa de descontração, um “bota-fora” do ano, cuidado com o uso excessivo de bebidas. Caso você passe do limite, fará uma imagem negativa perante seus supervisores. É horrível ver alguém dando vexame, bêbado perante seus amigos e chefes. Quanto ao cigarro, o mais longe possível de todos é o recomendável, jamais fume à mesa, mesmo sendo ao ar livre.

Comidas: muito cuidado com as comidas servidas nesse dia. Não acostumadas com comidas diferentes, as pessoas acabam exagerando e passando mal. Caso não conheça a comida servida, se limite a comer pouco e muito cuidado com o calor. Comida e piscina também não combinam.

Danças: Nada de danças sensuais nesse dia; o que é divertido pode se transformar em algo bem deselegante.

Karaokê: muitas pessoas, nesse dia, soltam o cantor que existe dentro de cada um de nós, aliado a bebida, isso pode ser muito constrangedor.

Vestuário: Muito cuidado com a roupa que você vai à festa de confraternização. Evite roupas com muito brilho, não vá à festa vestido como se fosse a uma balada. Também evite decotes e roupas ousadas. Para os homens, devem ser evitados camiseta regata e short curto.

Salário: Dia de festa não é dia de reivindicar salário. Não aproveite que seu chefe está sentado com você e toda sua família, tomando uma cerveja, para pedir aumento de salário nessa hora, e nem mesmo tocar em assuntos da empresa, tipo que a empresa não valoriza ou que as condições de trabalho não são as melhores. Lembre-se: seu chefe é como você.

Networking/Rede de relacionamento: A festa de confraternização de uma empresa é um ótimo momento para os outros setores da empresa te conhecerem. Se você passar uma imagem positiva para seus companheiros de trabalho, as possibilidades de você migrar para outro setor e buscar novos horizontes pode aumentar consideravelmente. Estar aberto a novos desafios é muito bem visto pelas empresas.

Redes sociais: Podemos dizer que existia uma vida antes e outra depois das redes sociais. Nossas vidas nunca mais serão as mesmas depois das redes. Em frações de segundos, sua vida pessoal e profissional pode estar estampada para milhares de pessoas verem. Por isso, tenha muito cuidado com sua imagem. Hoje, mais do que nunca, você tem que se preocupar com isso.

Festa de confraternização é isso… são momentos onde devemos celebrar a vida, o nosso trabalho, os nossos amigos, plantando hoje para colher amanhã, sempre com o respeito ao próximo, respeitando as diferenças e com a esperança de um mundo melhor.

Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações!

Odair Camargo
Consultor RH
Headhunter / Coaching