Como entrar em 2019 sem o sedentarismo

Como todo fim de ano, 2018 também termina com várias listas de metas e planos para 2019, mas quantas dessas listas já não foram feitas e deixadas de lado, principalmente, quando envolvem a saúde e exercícios físicos? Vinicius D. de Melo, Educador Físico, Life Coach, Personal Professional Coach, dá algumas dicas para que isso não aconteça no ano que está por vir.

Como começar a planejar metas para exercícios

Vinícius Melo
Life Coach/Personal Coach
Educador Físico – Esp. Fisiologia do Exercício
Telefone. (19) 997316564
@coach.vinymelo

Vinicius diz que “o primeiro passo é estabelecer quais metas você gostaria de estipular para sua saúde em 2019. Ser muito claro, o que você quer e onde quer chegar. Entender que atividade física vai muito além de parâmetros estéticos, e estereótipos pré-determinados”.
Começar é sempre a parte mais difícil, mas, o Coach explica que o primeiro passo deve ser colocar em sua rotina a prática de atividade física. “Comece por atividades que te deem prazer, que te deem vontade. O grande erro das pessoas é achar que devem começar fazendo todos os dias e que deverão fazer aquilo que todos estão fazendo. Construa o hábito saudável em praticar atividade física; dessa forma, você irá perceber que praticar atividade física vai muito mais além de esforço físico e movimentos repetitivos”.

Como definir objetivos sem desistir
“As metas deverão ser definidas de maneira clara e REAL. Não construa metas e objetivos que não poderão ser alcançados. Saiba e identifique seus limites e possibilidades. Comece:
– Colocando no papel aquilo que você deseja para sua saúde em 2019.
– Dê um prazo para isso.
– Estipule um local/lugar que será o realizador de suas metas.
– Procure se associar a pessoas que estão buscando os mesmos objetivos e metas”, esclarece.

Criando metas realistas
Criar objetivos é fácil, mas para chegar até eles existe certo esforço. “A ação é tudo e de forma a poder concretizar aquele objetivo que delineou para o novo ano, tem de começar a agir hoje, agora. Depois, amanhã, concretize outra ação. Aliás, deve realizar uma ação palpável, que o leve cada vez mais perto da concretização do seu objetivo, todos os dias. Trate disso diariamente, logo pela manhã”, aconselha.

Principais dicas
“O fim do ano para muitos é um momento para começar a planejar ou pensar quais serão as prioridades e realizações para o ano seguinte. Nesse planejamento, no entanto, é importante tomar cuidado para não cometer erros que comprometam o ano novo que está chegando. Com certeza, prometeu voltar a praticar atividade física, passar mais tempo com os filhos, ser um pai ou mãe melhor, ser mais focado em seu trabalho, começar um regime e tantas outras promessas para mudanças de vida. Esta reflexão é importante para sua conscientização e assim obter um maior foco para a realização de seus novos objetivos.
Mas, se você deixou de refletir a fundo e observar que, de repente, no ano anterior, fez as mesmas reflexões, as mesmas promessas e continuou da mesma forma, há uma imensa possibilidade de que tudo aconteça novamente. Afinal, se realiza as mesmas coisas, sempre obterá os mesmos resultados. O mais importante é: não faça “promessas”, mas sim, defina objetivos e metas.
Simplifique sua vida, MENOS É MAIS! Se dedicar algum tempo a simplificar a sua vida de alguma forma, certamente, tornará seu 2019 muito melhor. Por isso, neste novo ano, pense naquele hábito que, praticado diariamente, o vai ajudar a conquistar aquele objetivo único que estipulou para este ano. São os passos pequenos, mas contínuos, que permitem a concretização de objetivos mais vastos e importantes”, conclui Vinicius.