Como estabelecer uma rotina na alimentação infantil?

É comum surgirem muitas dúvidas de como conduzir a alimentação das crianças. Mas, um nutricionista pode auxiliar

A alimentação infantil deve suprir as necessidades nutricionais da criança para garantir um bom crescimento e

desenvolvimento.
Dentro do cenário atual da maioria das famílias, onde mães e pais trabalham fora durante todo o dia e ainda somam as tarefas do lar, estabelecer uma rotina é difícil e desafiador. Mas, quando pensado nos benefícios a médio e longo prazo, constata-se que, através da rotina, é possível construir uma alimentação mais saudável e equilibrada. Dados do Ministério da Saúde indicam que crianças que possuem rotinas com horários pré-determinados dormem melhor, brincam melhor, comem melhor e aprendem mais. Mas é claro que, em algumas situações, nada sai como o planejado, e está tudo bem! A rotina não precisa ser rigorosa, e sair dela também é saudável.
Algumas simples ações podem auxiliar na construção de uma rotina e facilitar a aproximação das crianças com os alimentos:
– O primeiro passo para estabelecer uma rotina é a organização! Organizar-se quanto aos horários, dentro da realidade de cada família. Constituir horários para as refeições (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar), evitar deixar que as crianças fiquem sem comer por muito tempo e não estimular o consumo de alimentos entre os horários das refeições, pois pode atrapalhar o apetite para a próxima refeição.
– Escolher alimentos de qualidade, disponibilizar e dar acessibilidade a frutas, legumes e verduras.
Outra maneira de estimular o consumo, é deixar que a criança cozinhe junto com a família, levá-la para fazer as compras, pedir ajuda para guardar. Deixar que a criança lave e tempere a salada, pegar os ingredientes na geladeira. Tocar no alimento, sentir sua textura, seu cheiro, observar de perto sua cor são uma excelente oportunidade de aproximação.
– Construir um ambiente tranquilo para as refeições também auxilia na condução de uma rotina. Montar uma mesa confortável e bonita, sempre que possível, também pode estimular até mesmo o apetite.
– Evitar comer em frente à TV, celulares e tablets. Evitar discussões durante as refeições; Não obrigar a criança a “raspar” o prato, não utilizar de chantagens emocionais como: “se não comer, não ganha sobremesa” ou então “se você não comer, a mamãe vai ficar triste”.
Os pais e cuidadores devem ficar alertas quanto a organização da rotina alimentar das crianças para que se evite o estímulo no consumo de alimentos que não auxiliarão no crescimento saudável. Vivemos em um cenário onde a indústria nos cerca de muitas opções que têm o poder de causar doenças que já estão comuns à vida das crianças, como colesterol alterado, resistência à insulina, obesidade e sobrepeso.
É comum surgirem muitas dúvidas de como conduzir a alimentação das crianças. Mas, um nutricionista pode auxiliar. Sempre procure ajuda de um profissional qualificado.

Nutrar- Assessoria e Consultoria em Nutrição Infantil
Aline Lück
CRN-3 67351/P
Amanda Castilho
CRN-3 67067/P
(11)933376700
@nutrar_