Como fazer uma lancheira saudável para as crianças

Com o retorno às aulas, voltam as dúvidas na hora de montar o cardápio para as crianças. Crianças em idade escolar, muitas vezes, manifestam seus gostos por alimentos e algumas relutam para comer frutas, verduras e legumes. É complicado fazer com que elas aceitem trocar os doces e guloseimas por alimentos saudáveis e nutritivos.
Por mais prático que seja colocar algo pronto na lancheira, pode não valer a pena, visto que, normalmente, alimentos prontos são industrializados e acabam contendo pouquissímos nutrientes, não acresentando nada numa alimentação saudável.
A Nutricionista Lívia Almeida diz que “quando a criança tem um hábito alimentar saudável em casa, fica mais fácil manter esses bons hábitos na volta às aulas.
Devem ser evitados refrigerantes, salgadinhos, bolachas, chocolates, alimentos industrializados em geral como opção de lanche para a escola” .
A especialista recomenda que sejam combinados nas lancheiras carboidratos, como pães, biscoitos e bolos, proteínas, como queijos, iogurtes, leite, frutas, legumes e verduras. “Algumas opções são os sucos de polpa, o suco integral, a água de coco. Frutas como maçã, banana, uva (sem semente), morango, manga, melão ou melancia picados (em potes vedados). Os bolos caseiros, por exemplo, como de cenoura, limão, coco, laranja, chocolate. Torta de legumes, frango”.
É importante manter a variedade de alimentos e usar a criatividade para que as crianças fiquem interessadas e animadas em comer comidas que são realmente ricas em nutrientes e proteínas.
Vale ressaltar a importância de se levar uma garrafa com água para que a criança permaneça hidratada.
“É muito importante também levar em consideração as altas temperaturas do verão, tendo atenção especial na hidratação, mandando uma garrafinha de água para a criança, por exemplo, e no armazenamento do lanche com uma lancheira e garrafa térmica”, aconselha a nutricionista.

Como fazer com que as crianças se interessem por comidas saudáveis?
A especialista explica que “para as crianças gostarem de alimentos saudáveis é importante que elas tenham incentivo dos pais. Elas precisam ter alimentos saudáveis, como frutas, suco natural, verduras sempre disponíveis. Não pode ser oferecido, por exemplo, refrigerante ou suco industrializado por ser mais fácil e querer que a criança tenha uma alimentação saudável”.
Para que haja uma alimentação ainda mais nutritiva, é sempre importante levar ao especialista para a avaliação do mesmo.