Como funciona a fisioterapia domiciliar?

Atendimento é personalizado e realizado na casa do paciente

A fisioterapia domiciliar é o atendimento personalizado, realizado na casa do paciente. As vantagens e benefícios são diversos, como o tratamento individualizado para cada paciente, maior adesão do tratamento e maior segurança para o mesmo, redução de custos, pois, não há necessidade de locomoção, conforto e comodidade, afinal, o paciente já está habituado com o seu espaço e se sentirá mais seguro em realizar as condutas. Além disso, há maior flexibilidade de horários definidos pelo paciente. O atendimento domiciliar oferece maior envolvimento familiar e humanização do tratamento, aumentando ainda mais a melhora do paciente.
Os atendimentos são realizados conforme a disfunção do paciente, onde primeiramente é realizada uma avaliação completa e, em seguida, é traçado um plano terapêutico, com todas as condutas a serem seguidas. O número de sessões varia de acordo com a necessidade do paciente, levando-se em conta a sua melhora e sua adesão ao tratamento.
Os procedimentos que poderão ser realizados na casa do paciente são os mesmos os quais são realizados na clínicas e consultórios, como, por exemplo, exercícios com bola Suíça, halteres, faixas elásticas, caneleiras, aparelhos de eletroterapia, cones e, inclusive, o uso da maca portátil, caso seja necessário, porém, de forma muito mais confortável.
Todos os públicos poderão se beneficiar com o atendimento domiciliar, pois há grande flexibilização dos horários e não há a necessidade de se locomover até uma clínica, mas, geralmente, a maior parte deste público é de idosos, cujos não têm a possibilidade de ir até o consultório, seja por dificuldade na marcha, ou por não possuírem algum acompanhante para levá-los, sendo muito mais vantajoso e seguro.
Os casos mais frequentes são, atualmente, a reabilitação pós-covid, lombalgia, cervicalgia, tendinites, pós-cirúrgico de fratura, hérnias de disco, artroses e entorses, bursite, fibromialgia e dificuldades na marcha e equilíbrio. A fisioterapia baseada em evidências apresenta as melhores técnicas e os melhores resultados, por isso, é importante escolher um bom Fisioterapeuta. Hoje em dia, existem novas técnicas e manobras que se sobressaem da fisioterapia “convencional”.

Letícia Gonzalez
Fisioterapeuta
CREFITO-3/350542-F
(19) 99755-9960
Instagram: @fisioleticiagonzalez