Como incentivar o empreendedorismo nas crianças?

Empreendedorismo é a habilidade de identificar oportunidades e desenvolver soluções criativas

Andréa Melanda Neuropsicopedagoga Supera / Espaço Mente Ativa R. Dos Expedicionários, 1275 (19) 99236-3191/ 99250-1636

Para incentivar o empreendedorismo nas crianças, primeiro, precisamos entender o significado de empreender. Empreendedorismo é a habilidade de identificar oportunidades, desenvolver soluções criativas investindo recursos que impactam positivamente no seu entorno. Podemos assim dizer que a vida é um empreender constante.
No cenário atual em que vivemos, de mudanças constantes e rápidas, tais competências empreendedoras, chamadas de Soft Skills, são muito valorizadas pelas empresas, pois o conteúdo técnico, apesar de importante, pode ser adquirido através de cursos e treinamentos, porém, habilidades mentais e socioemocionais são construídas ao longo da vida.
Quando trabalhamos o empreendedorismo com as crianças, estamos estimulando e desenvolvendo atitudes, comportamentos, habilidades e competências importantes para o sucesso pessoal, acadêmico e profissional, como: criatividade, proatividade, raciocínio crítico, empatia, trabalho em equipe, comunicação assertiva, autoconfiança, planejamento, organização mental, iniciativa, flexibilidade cognitiva, proatividade, resiliência e liderança.

Para incentivar o desenvolvimento das capacidades empreendedoras nas crianças, pode ser feito Treinamento Cognitivo, utilizando recursos lúdicos como jogos de raciocínio, jogos de competição e de cooperação, desafios lógicos, trabalho em equipe e dinâmicas. Tais ferramentas estimulam o aluno a inovar, deixando de apenas reproduzir modelos e repetir conhecimentos, ensinando a criança analisar o contexto, ter mais autonomia, estabelecer metas, buscar informações, planejamento e monitoramento de suas ações.