Como lidar com a frustração profissional?

Muitas pessoas, quando se deparam com dificuldades profissionais, param de acreditar em si e pensam em desistir do que fazem

É possível que o individuo permaneça triste por algum tempo, o que fará com que o mesmo perca o foco no seu objetivo, e ocasiona problemas psíquicos como o que estamos abordando neste tema, a frustração, que não é nada mais do que uma sensação de ter se enganado que poderia conseguir algo que não conseguiu. Uma dor em ter recebido um não diante do objetivo traçado.
Muitas vezes, para conquistarmos nossos objetivos, temos que sofrer os ardores provocados em nossas vidas, em especial, em nossa mente, para nos mostrarmos aptos e aprovados por aqueles aos quais estamos subordinados. Isto não significa que querem nosso mal, mas sim, que querem saber como lidamos com as situações adversas. Devemos manter o foco e o objetivo sem deixar que nossa estrutura seja abalada ou frustrada.
Não nos frustramos com o trabalho ou com nossa profissão ou porque não ganhamos o que queremos, e sim, passamos como seres humanos por um estágio pelo qual não está bem conosco e queremos nos esquivar, colocando a culpa deste momento em alguém. Então, por que não juntar o trabalho difícil mais o salário que não me satisfaz e finalizar jogando a culpa em minha escolha profissional. Isto significa que agora não tenho mais saída? E agora vou passar o resto da minha vida me lamentando? Se você acha que sim, está totalmente enganado, “não fiquem admirados com a dura prova de aflição pela qual vocês estão passando, como se alguma coisa fora comum estivesse acontecendo a você” (1 Pedro 4:12).
Temos aqui algumas dicas para você sair deste momento e trilhar momentos de puro êxtase neste mesmo trabalho em que você se encontra:
• Utilize seu potencial de gerar sensações positivas, crie expectativas positivas, para que seu cérebro ative hormônios do bem estar e do prazer.
• Não reclame da situação que está enfrentando por mais que pareça ter saído do controle. Vire a página e repense uma nova proposta para este objetivo. Assim, você irá liberar a dopamina em sua mente. Desta forma, você estará melhorando seu humor, conseguindo controlar suas emoções e aprimorando sua cognição e memória.
•Jamais se agarre em situações ruins. Quando isto tentar te perseguir, mude o foco, respire e recomece.
• Não exija tanto de você, lembre que todos somos limitados e, muitas vezes, precisamos da ajuda do outro. Jamais tente ser um super herói.
• Nunca se compare com outras pessoas. Saiba que você é diferente e único e isto o torna uma pessoa especial.
• Crie novos hábitos, às vezes, temos o costume de cultivarmos a frustração, mas devemos aprender a nos regenerarmos rapidamente.
•Fique com pessoas que te fazem bem e que te impulsionam, e não com as que te colocam para baixo.
• Pare de querer tudo no tempo certo o tempo todo, a vida não funciona assim, existem acertos e erros, e assim é que aprendemos a repensar de maneira diferente.
• Desenvolva o hábito de gatilho mental de agradecimento. Mesmo que algo tenha dado errado, melhor é errar e aprender tirando aprendizado destas situações.
O primordial é acreditar em suas capacidades, pois, você é a única pessoa capaz de mudar o rumo de sua vida.

Patrícia D. Gagliardo da Costa
Terapeuta holística, cognitiva e comportamental
CRT 51241
F. (19) 97157 9702
Centro Medico Cosmópolis e Artur Nogueira