Como manter a alimentação em ordem durante rotinas estressantes

Com a correria do cotidiano, muitas vezes, precisamos abdicar de certas coisas e, na maioria das vezes e de maneira errônea, acabamos optando por deixar de lado a saúde e o cuidado com o nosso corpo. Optar por alimentos rápidos e que sejam mais fáceis de preparar é uma tentação para quem chega em casa à noite cansado. Mas, a nutricionista Lívia Almeida afima que “apesar da rotina estressante, temos que manter o foco e optar por opções saudáveis, como, por exemplo, comer uma fruta à tarde em vez de bolachas”.
A nutricionista comenta que “você pode optar por refeiçoes com menor quantidade de fritura, por exemplo. Durante o estresse e correria, a tendência é optar por frituras e muito carboidrato”. Ela

Lívia A. Almeida Santos
Nutricionista
CRN: 24.393

aconselha “um lanche com pão integral, queijo branco, cenoura ralada, alface americana. Seria um lanche prático, rápido e sem a quantidade de gordura de um lanche industrializado” .
Lívia lembra que “existem alguns alimentos prontos que podem facilitar a alimentação diária, como as saladas processadas, que já vêm lavadas. É uma forma de consumir a salada sem ter a preocupação com a falta de tempo para lavar”.

Opções
A nutricionista ainda dá algumas dicas para manter a alimentação em ordem: “optar por frutas; iogurte com aveia, uma porção de castanhas; se for almoçar em restaurante, optar por restaurante que tenha opção por quilo e prefira legumes, verduras e algum peixe ou carne cozida ou assada”.

Como não cair na tentação em situações estressantes?
“Evite comprar alimentos ricos em açúcar que você sabe que não irá resistir em momentos de estresse, como chocolate, refrigerante e salgadinhos, pois, em momentos de estresse, você irá ingerir esses alimentos que irão aumentar ainda mais o estresse”.
Ela conclui que “tente diminuir a quantidade de café, aumentar a quantidade de água. Incluir um chá de erva cidreira ou camomila também ajuda a desacelerar”.