Como organizar as finanças durante a crise

O Brasil vem enfrentando grandes sinais de retrações dentro da economia. É comum vermos pessoas se afundando em dívidas e sem nenhum tipo de organização para suas finanças. Mas, é exatamente nesse período que a organização é essencial e indispensável para que suas economias não saiam dos trilhos.
“Ter um bom planejamento e organização financeira são pontos importantes em todos os momentos da vida e se tornam mais importantem ainda em uma situação de crise. Um dos pontos mais importantes é: saber qual é a sua real situação financeira. Feito isto, veja as mudanças que precisa fazer em seu dia a dia para reduzir ou adequar os gastos mensais. Evite assumir dívidas novas, considerando o período incerto. Quando for às compras, tenha sempre uma lista em mãos do que realmente você precisa. Pesquise sempre os preços e entenda a importância do controle financeiro”, alerta o Economista, José Adilson da Silva.
José Adilson lembra que a organização e o planejamento financeiro são de extrema importância, “pois, é desta forma que você sabe quanto recebe, quanto gasta e quanto possui para investimentos no período”.
Para ajudar na organização financeira, “um bom e velho caderno de anotações, onde você colocará todos os rendimentos e todos os gastos do período, que será substituído por uma planilha eletrônica. Hoje existem vários aplicativos gratuitos que você pode ‘baixar’ e utilizar em seu computador ou até mesmo em celulares ou tablets e aí é só ter em mãos as despesas mensais”, aconselha o Economista.
“Use software de gerenciamento, acompanhe a entrada e saída de dinheiro, faça planejamentos mensais e anuais, crie metas para cada categoria de despesa, estipule prioridades dentro do seu orçamento, analise sempre o planejado versus o realizado e, por fim, um dos itens mais importantes, ter disciplina, para realizar de fato o planejado” completa.

Algumas dicas práticas que podem ser usadas para a organização financeira:

José Adilson da Silva
Economista

1 – Defina todos os gastos mensais e a renda da família.
2 – Descubra formas de reduzir os gastos.
3 – Estipule prioridades dentro do orçamento.
4 – Dê preferência aos cartões de débito e pré-pago.
5 – Crie metas para cada categoria de despesa.
6 – Faça planejamentos mensais e anuais.
7 – Tenha planos para o seu 13º salário.
Organizar as finanças pode ser algo complicado, mas, não impossível. “Desde que tenha um bom planejamento financeiro, não terá sofrimento por motivos financeiros”, comenta José Adilson.