Como preservar a saúde das crianças durante as férias

Fim de ano chega e as férias chegam junto. Crianças começam a passar mais tempo em casa e os pais, geralmente, planejam viagens, mas, os cuidados não podem ser deixados de lado nesse período, pelo contrário, devem ser redobrados já que as crianças saem da rotina tradicional.
Em geral, fim de ano é um período mais longo em que as crianças estão em casa e, mesmo antes de viajar, é importante que se tenha noção de que é necessário certo cuidado. Muitas vezes, os pais não estão de férias em conjunto com os filhos e as primeiras preocupações são as de dentro do ambiente domiciliar.
Com crianças menores, é necessário ter cuidado com objetos pontiagudos, objetos cortantes, tomadas com entradas antigas, cuidado com acesso a áreas de perigo, dentre outros que precisam de certa atenção”, adverte o pediatra Dr. André Luiz Mathias Arruda.

Em viagens
Verificar a questão de assentos, “sejam bebê conforto ou cadeirinhas. Verificar se estão bem e os ajustes corretos são realmente muito importantes”, ressalta.
O pediatra diz que “os destinos preferidos são os de veraneio. Sendo assim, é necessário tomar alguns cuidados, principalmente, com a água ingerida. Sabemos que cidades de veraneio apresentam muito mais movimento durante as férias do que normalmente acontece; logo, existe uma sobrecarga nas estações de tratamento de água e esgoto. O risco de contaminação de alimentos, devido ao aumento da temperatura, facilita a transmissão de doenças como a hepatite A e as gastrenterites virais, além do aumento de intoxicações alimentares. É muito importante ter cuidado com a água que se ingere. Pessoas que vão alugar apartamentos ou casas devem procurar se informar se houve higienização recente das caixas d’água do local”.
O especialista completa que “parece certo ‘preciosismo’, mas, não é. Se vão utilizar eventualmente talheres ou louças, que haja o cuidado de limpar. Tentar evitar que as crianças bebam a água dos chuveiros durante o banho. Especificamente, outra prevenção em praia e piscina é com a proteção solar, que se torna grande prioridade no cuidado”.
O filtro solar é indicado a partir dos seis meses de vida, aplicado no corpo todo, preservando a área em volta dos olhos, pelo menos meia hora antes da exposição ao sol, e reaplicar a cada duas horas. “Em áreas de calor, há uma incidência de insetos. Repelentes podem ser usados a partir de seis meses e existem opções muito boas no mercado. Caso a opção seja de usar o repelente, o filtro solar deve ser aplicado meia hora antes. Repelentes podem ser reaplicados a cada oito horas, mas, se a criança tomou banho, estiver molhada ou suada, pode ser reaplicado mais vezes”, explica André.

Febre amarela
A vacina contra a Febre Amarela deve ser aplicada dez dias antes da viagem para locais de veraneio. “A aplicação é indicada para indivíduos sadios que não tomem medicação que comprometa seu estado imunológico e que tenham idade mínima de nove meses. É contra indicada para pessoas com alergia à proteína do ovo”, alerta.

Cuidados

Dr. André Luiz Mathias Arruda
Pediatra Neonatologista.
CRM 118967

Em locais de praia, uma das medidas mais importantes é a prevenção do desaparecimento de crianças. “É importante que as crianças tenham alguma forma de identificação, já que as praias ficam muito cheias e, no meio da multidão, há dificuldade em encontrá-la”, aconselha.
“Evite que crianças muito pequenas tenham acesso a água sem a presença de um adulto responsável e, principalmente, evite estar com crianças em áreas de maior profundidade, mesmo que no colo. Água acima da cintura do adulto já indica certo risco, principalmente, nesta época do ano que há outros fatores que facilitam o afogamento, como a ingestão de bebidas alcoólicas por parte dos pais”, explica o pediatra.

Alimentação
“Dê preferência a alimentos leves, evitando carne com gordura; à base de cremes; industrializados, que têm uma grande chance de deterioração e apresentam baixo valor nutritivo. Alimentos leves e frutas cooperam muito para a manutenção do estado de hidratação.
No verão, a hidratação é também um fator importante. Crianças devem se manter hidratadas. A exposição ao sol deve ser feita respeitando o horário de verão, aquele horário de até dez da manhã e após às 15h. Hoje em dia, além de filtro solar, existem também roupas, com material bloqueador de radiações”, pondera o especialista.

Retorno
“No que diz respeito ao retorno às aulas, o ideal é que alguns dias antes se tente fazer uma adaptação gradativa desse horário até próximo ao que a criança dormiria. Mas, sabemos que, quanto mais velha a criança, a dificuldade em relação a isso se torna maior”, conclui.